DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

quinta-feira, 29 de março de 2012

Convite para Aula Inaugural


PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU 
EM EDUCAÇÃO - MESTRADO ACADÊMICO
  
C O N V I T E

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, tem a honra de convidá-los a participar da Aula Inaugural do Mestrado em Educação que será ministrada pela Professora Dra. Ione Valle, da Universidade Federal de Santa Catarina, com o título “Educação Escolar e Justiça Social” às 19h do próximo dia 2 de abril (segunda-feira), no Auditório do CCJ da UNIPLAC.

Aos participantes, ao final da palestra será entregue será entregue a declaração de participação.

UNIPLAC protocolou propostas para o Projeto Rondon


No dia 29 de março, a Gestão de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade do Planalto Catarinense protocolou junto à Coordenação do Projeto Rondon, no Ministério da Defesa, em Brasília, as propostas desta instituição de educação superior, para participar das próximas operações nacionais do Projeto Rondon, previstas para acontecer em julho de 2012, em municípios do Pará e de Tocantins.
A comunidade acadêmica lageana correspondeu de forma excepcional ao chamamento público, atendendo ao Edital da Reitoria da UNIPLAC.  O Mestrado em Educação, que organizou o movimento, registrou o recebimento de 87 inscrições, sendo oito de professores e 79 de alunos de vários cursos de graduação. De todos estes, dois grupos constituíram equipes, que apresentaram seus planos de ações a desenvolver.
Segundo o regulamento do Projeto Rondon, as propostas protocoladas pela UNIPLAC serão analisadas em Brasília pela Coordenação Geral, juntamente com todas as demais apresentadas por outras universidades brasileiras. O resultado das instituições selecionadas será publicado pelo Ministério da Defesa no próximo dia 25 de abril.

Colegiado aprova o blog para notícias

Em reunião realizada dia 28 de março, o Colegiado do Mestrado Acadêmico em Educação da UNIPLAC aprovou o projeto de criação do seu blog noticioso, que está sendo vinculado na web em caráter experimental.
A ideia do blog já foi aprovada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, e pela Reitoria da nossa IES no final do ano passado. Agora, esta página deverá ser indexada ao site institucional, e também poderá ser acessado diretamente na URL própria.
Até 10 de abril, quando então estará sendo acionado de forma permanente, para divulgar as informações deste programa de pós-graduação stricto sensu, aqui serão postadas notícias sobre as atividades dos professores, dos alunos, do programa, incluindo eventos acadêmicos.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Blog do Mestrado em Educação em teste

Na tarde desta quarta-feira 28 de março, o Colegiado do PPGE Mestrado da UNIPLAC vai apreciar a pré-proposta de inserção deste blog na nova plataforma que está sendo elaborada para o Programa, a partir do site da nossa Universidade.
A proposta final da home page e do blog do Mestrado em Educação deverão "entrar no ar" em definitivo até 10 de abril próximo. Além de compor o site da UNIPLAC este blog também deverá ter "vida própria", ou seja, poderá ser acessado diretamente na sua URL identificadora.

terça-feira, 27 de março de 2012

O papel dos egressos do stricto sensu


O Programa de Pós-graduação em Educação da UNIPLAC está divulgando em todo o Brasil a realização do I Seminário Nacional "Conhecimento para Transformação Social: o papel dos egressos do stricto sensu", que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de junho de 2012, na UNIPLAC (no Planalto Catarinense), com chamada nacional de trabalhos (resumo expandido). 
O Seminário será financiado pela FAPESC e acolherá para discussão trabalhos que revelem o emprego dos resultados das pesquisas de mestres e doutores nos diferentes setores da sociedade. Será promovido pela área de Educação, porém, compreende todas as áreas. 
Parte da crítica ao produtivismo acadêmico, que gera produtos acessíveis aos pares (em periódicos, livros e anais de congressos), mas à miúde permanecem no circuito acadêmico-científico, pouco contribuindo ou impactando no campo social. Entre a comunidade científica, em franca expansão no Brasil, e o mundo do trabalho há um “abismo” que precisa ser trabalhado, criando espaços/tempos para aproximação e diálogo. 
Lançada a proposta, o Mestrado em Educação conta com o interesse e a solidariedade entre Programas, aguardando importante afluência de trabalhos nesta iniciativa da UNIPLAC, universidade de pequeno porte, do interior, com um PPGE em expansão e busca de consolidação. 
Maiores informações:  http://www.egressosseminariolages.com.br/