DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Seleção para admissão de doutor em educação em 2012


No dia 25 de abril, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, lançou o Edital n. 060/2012, de Seleção para Admissão Docente para provimento do cargo de Professor, com titulação mínima de Doutor, em regime de 40 horas semanais, para atuar no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE, Mestrado Acadêmico em Educação).
As inscrições dos interessados serão recebidas até 1º de junho próximo, no horário das 8h às 12h, das 13h às 17h, e das 19h às 22h, no setor de protocolo da UNIPLAC ou online pelo email mestrado@uniplac.net. As inscrições feitas online deverão incluir arquivo anexo com copia da ficha de inscrição assinada em PDF. Para as inscrições realizadas online os documentos deverão ser encaminhados via sedex para o endereço da UNIPLAC, impreterivelmente, com data de postagem até o último dia de inscrição.
São condições para o interessado participar deste processo seletivo:
- Possuir Graduação em curso reconhecido pelo MEC;
- Possuir título de Doutor em Educação ou Doutor na área de Ciências Humanas com pós-doutorado em Educação, em programa reconhecido pela CAPES ou validado no Brasil, se realizado no exterior;
- Possuir produção acadêmica voltada para as linhas de pesquisa do PPGE: Políticas e Processos  Formativos em Educação, e Educação, Processos Socioculturais e Sustentabilidade;
- Possuir no mínimo três produções entre os anos de 2009-2010-2011, com pontuação qualis;
- Ter disponibilidade para lecionar disciplinas, realizar pesquisas, orientações, e
atividades administrativas de natureza acadêmica na graduação e pós-graduação, com abordagem interdisciplinar.
- Ter disponibilidade de residir em Lages.
- Ausência de Débitos com a Fundação UNIPLAC.
- O candidato aprovado não poderá solicitar redução de carga horária, para assumir cargos ou funções administrativas em outras Instituições de Ensino Superior, Iniciativa Privada ou Poder Público, pelo prazo de cinco anos após ingresso no PPGE.
O cronograma do processo é:
25 de abril de 2012 = Lançamento do Edital
01 de junho de 2012 = Término das inscrições
04 a 06 de junho de 2012 = Análise dos currículos
11 junho de 2012 = Homologação das Inscrições e Divulgação dos Horários das Entrevistas
12 e 13 de junho de 2012 = Entrevistas com os candidatos
14 de junho de 2012 = Resultado Final.
O Edital 060/2012 está na página da UNIPLAC na internet em "Editais"

Forum Mundial em Florianópolis - convite


Olá colegas de Mestrado e professores!

Já está disponível a programação oficial do II Forum Mundial de Educação Profissional e
Tecnológica que acontecerá entre os dias 28 de maio a 01 de junho em Florianópolis no
Centro Sul.
O Forum tem como temática Democratização, Emancipação e Sustentabilidade e está com uma
programação interessante (estou enviando em anexo). As inscrições estão abertas e é
gratuito.

Vale a pena conferir. O site do evento é http://2sitefmept.ifsc.edu.br/

Abraços,
Luciane Bittencourt

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Julho: UNIPLAC fora do Projeto Rondon


A Coordenação do Projeto Rondon divulgou neste 25 de abril, em seu portal na internet, a relação dos municípios do Tocantins e do Pará que receberão equipes universitárias das operações nacionais no próximo mês de julho. Simultaneamente, divulgou a relação das Instituições de Educação Superior que para lá levarão suas equipes.
Infelizmente, mais uma vez a UNIPLAC de Lages não foi selecionada para atuar no programa, apesar de ter enviado suas propostas de conformidade com as exigências do Ministério da Defesa. Algumas IES catarinenses, com bastante experiência, também ficaram de fora, enquanto que outras, sem nenhuma prática em extensão neste nível, foram contempladas.
Cerca de 200 universidades, centros universitários e faculdades apresentaram suas propostas, sendo que para a Operação Capim Dourado, no Tocantins, foram selecionadas 30 instituições, que trabalharão em 15 municípios. Já para a Operação Açaí, a Coordenação Geral do Projeto Rondon escolheu 38 universidades para atuarem em 19 municípios.
“Este resultado frustra as expectativas de dezenas de professores e alunos da nossa universidade, que se empenharam na elaboração e protocolo das propostas”, esclarece o prof.. Nilson Thomé, um dos animadores do movimento em Lages, explicando que: “Fica claro que as outras IES apresentaram propostas bem melhores que as nossas e por isso foram contempladas”.
O PPGE – Mestrado em Educação da UNIPLAC, fez sua parte, nas tentativas, com competência e profissionalismo. Diante de mais este insucesso, a partir de agora, a Coordenação da Extensão Universitária é que decidirá se continuará tentando ou não entrar no Projeto Rondon em futuras operações nacionais, já que tanto a Fundação como a Reitoria tem apoiado e incentivado as tentativas de inserção.

terça-feira, 24 de abril de 2012

CONVITE


A Reitoria da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Educação, tem a honra de convidá-los a participar do VII Seminário “Diálogos Integradores: Sobre a Avaliação Institucional” que se realizará no dia 28 de abril de 2012, às 9h, no CCJ da UNIPLAC.

Aos participantes será entregue ao final da palestra declaração de participação.

Profa. Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Educação

Para passar o tempo...


Projetos para alunos bolsistas da graduação


        Os professores do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação da UNIPLAC elaboraram dez projetos de pesquisas, subsidiando alunos dos cursos de graduação interessados em obter bolsas de pesquisas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES), programa de Governo de Santa Catarina que, neste ano de 2012, oferecerá 12 bolsas de R$ 545,00 mensais por doze meses aos contemplados.
Os projetos, todos com mérito acadêmico, técnico-científico, com viabilidade econômica, e inscritos no prazo, concorrem ao Edital nº 051/2012 da UNIPLAC. A Comissão Julgadora da IES analisará as propostas e apresentará seus resultados no próximo dia 11 de maio.
Aos docentes do Mestrado em Educação caberá a função de orientadores dos alunos que tiverem seus projetos acolhidos e aprovados.

Inscrições para a XVI Mostra Científica


          Será realizada na UNIPLAC de 28 a 31 de maio de 2012, a XVI Mostra Científica e XV Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão, com o tema deste ano sendo “Ética, Conhecimento e Cidadania”. Trata-se do maior evento da Universidade do Planalto Catarinense, com o principal objetivo de integrar as essências da formação na Universidade, através de exposições, debates, questionamentos e avaliação da produção científica, criando um espaço para troca de experiências entre professores, acadêmicos e pesquisadores de modo geral.


     Lembramos aos alunos integrantes do Mestrado em Educação que o prazo de inscrições para submissão de trabalhos à Mostra Científica irá até dia 7 de maio de 2012. Os trabalhos podem ser inscritos nas modalidades de Apresentação Oral e Painel. Os resumos dos trabalhos deverão apresentar no máximo 500 palavras, contendo os seguintes itens: Introdução, Palavras-Chave (máximo 5), Objetivos, Metodologia, Resultados (alcançados ou pretendidos), Conclusões (ou expectativas esperadas em relação ao trabalho). A programação das apresentações orais de trabalhos e painéis com horário, data e local será publicada no site da mostra a partir do dia 14 de Maio. 

          Já as inscrições para participação na Mostra estarão abertas de 10 a 24 de maio. Vale lembrar que a Mostra Científica prevê a participação de todos os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade.


      

Alunos brasileiros rumo ao exterior em 2012


Programa de ensino vai levar 20 mil estudantes ao exterior ainda em 2012

A presidenta Dilma Rousseff disseque o programa Ciência sem Fronteiras deve levar, ainda este ano, 20 mil estudantes ao exterior para cursos de graduação, doutorado e pós-doutorado. O programa está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (30), com bolsas de estudo em países como o Canadá, a Bélgica, Portugal e a Espanha. A meta do governo é selecionar 101 mil estudantes até 2014.
Segundo a Agência Brasil , no programa semanal Café com a Presidenta do dia 23 de abril, Dilma avaliou o Ciência sem Fronteiras como uma das iniciativas mais importantes do governo. Ela lembrou que os estudantes selecionados terão contato com o que há de mais avançado em ciência e tecnologia. Os cursos escolhidos devem ser nas áreas de ciências exatas, ciências médicas, ciência da computação e engenharia.
“Quando esses estudantes voltarem, vão trazer conhecimento para aplicar aqui no Brasil e vão ajudar a nossa indústria e o governo a fazer tecnologias novas e a provocar processos de inovação dentro das empresas”, disse. Segundo ela, o país já conta com quase 3.700 estudantes no exterior iniciando os cursos. Até o fim de abril, a meta é selecionar 10.300 bolsistas e, até junho, mais 6 mil bolsistas, totalizando 20 mil alunos beneficiados.
A presidenta explicou que, para ser escolhido, o estudante deve conseguir mais de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma premiação nas chamadas olimpíadas do conhecimento também pode ajudar a garantir uma vaga. É preciso ainda falar o idioma do país e ter boas notas, já que as universidades estrangeiras têm um processo interno de seleção bastante rigoroso. “O critério de escolha do Ciência sem Fronteiras é o do mérito, que leva em conta o desempenho e o esforço do estudante. Com isso, estamos abrindo oportunidade a todos, inclusive para aqueles alunos de famílias pobres e que jamais conseguiriam pagar os custos de estudar no exterior”, concluiu.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cronograma dos Seminários - Turma 2011


Mestrado em Educação
Turma 2011
Seminário de Pesquisa e Dissertação II

                            Cronograma de Apresentação de Trabalhos

Linha de Pesquisa I:
Políticas e Processos Formativos em Educação
Data
Mestrando
Arguidores
07/05
Aline
Simone
Kaio
Neila
Ernesto
Arlindo
21/05
Elaine
Aline
Justina
Vera
Paula
Julio
Samara
Kaio
Neila
04/06
Paula
Vera
Justina
Simone
Elaine
Aline
11/06
Justina
Ernesto
Samara
Julio
Simone
Paula
Kaio
Arlindo
Vera
25/06
Ernesto
Neila
Elaine
Arlindo
Julio
Samara
02/07
Avaliação final

Linha de Pesquisa II:
Educação, Processos Socioculturais e Sustentabilidade
  
Data
Mestrando
Arguidores
07/05
Fabiano
Neusa
Eliane
21/05
Neusa
Fabiano
Zuleide
Andrea
Eliane
Ilson
04/06
Aidamar
Ligia
Neusa
Eliane
Fabiano
Andrea
11/06
Ligia
Zuleide
Aidamar
25/06
Zuleide
Ilson
Aidamar
Ilson
Andrea
Ligia
02/07
Avaliação final
Obs.: Cada aluno deve avisar seu orientador.
Cada apresentador é responsável para enviar, aos seus avaliadores, com 7 dias 
de antecedência,  uma cópia impressa do trabalho.

1º Colóquio de Interação Linguística


Em parceria com o Mestrado em Educação, o Curso de Letras em suas duas modalidades, Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Língua Portuguesa e Língua Espanhola estará realizando nesta e nas próximas semanas o 1º Colóquio de Interação Linguística, no Restaurante Chilli’s Mex Grill.

O objetivo do Colóquio é a Interação Linguística, em Inglês e Espanhol, levando o aprendizado dos acadêmicos para um local não formal de educação em que todas as atividades e conversações aconteçam nestas línguas e onde desde o atendimento feito pelos garçons até as demais vivências de cada momento serão realizadas ou em língua inglesa ou espanhola.

Participarão da interação os acadêmicos do Curso de Letras e também os alunos do Mestrado Acadêmico em Educação que buscam a proficiência em língua espanhola.

O pro eficiência acontecerá em seis momentos durante os meses de abril, maio e junho, sendo o primeiro amanhã, dia 24 de abril, a partir das 19h.

domingo, 22 de abril de 2012

Paulo Freire é declarado o patrono da educação brasileira


O educador e filósofo pernambucano Paulo Freire (1921-1997) passa a ser reconhecido como patrono da educação brasileira. É o que estabelece a Lei nº 12.612, do dia 13 último. Freire dedicou grande parte de sua vida à alfabetização e à educação da população pobre.
Oriundo de uma família de classe média, Freire conviveu com a pobreza e a fome na infância, durante a depressão de 1929. A experiência o ajudou a pensar nos pobres e o levou, mais tarde, a elaborar seu revolucionário método de ensino. Em 1943, chegou à Faculdade de Direito da Universidade de Recife, hoje Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante o curso, teve contato com conteúdos de filosofia da educação. Ao optar por lecionar língua portuguesa, deixou de lado a profissão de advogado. Em 1946, assumiu a direção do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social de Pernambuco, onde passou a trabalhar com pobres analfabetos.
Em 1961, como diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade de Recife, montou uma equipe para alfabetizar 300 cortadores de cana em 45 dias. As experiências bem-sucedidas com alfabetização foram reconhecidas em 1964 pelo governo de João Goulart, que aprovou a multiplicação das experiências no Plano Nacional de Alfabetização. No entanto, poucos meses após a implantação, o plano foi vetado pelos militares, que assumiram o governo. Freire foi preso e expulso do país. Em 16 anos de exílio, passou por Chile, Suíça, Estados Unidos e Inglaterra e difundiu sua metodologia de ensino em países africanos de colonização portuguesa, como Guiné-Bissau e Cabo Verde.
Em sua obra mais conhecida, A Pedagogia do Oprimido, o educador propõe um novo modelo de ensino, com uma dinâmica menos vertical entre professores e alunos e a sociedade na qual se inserem. O livro foi traduzido em mais de 40 idiomas.
Visão — Para a diretora de currículos e educação integral do Ministério da Educação, Jaqueline Moll, o Brasil presta uma homenagem a Paulo Freire por sua obra pela educação brasileira. “Paulo Freire é a figura de maior destaque na educação brasileira contemporânea, pelo olhar novo que ele constrói sobre o processo educativo”, afirma. “Ele tem ajudado muitos países no mundo a repensar a visão vertical que temos nas salas de aula, de um professor que sabe tudo e do estudante que é uma tábula rasa e nada sabe.”
Fonte: Portal MEC

Sul do Brasil já tem 34 Mestrados em Educação


A Associação Nacional dos Pesquisadores em Educação (ANPED) informa que a região Sul do Brasil já dispõe de 34 programas de pós-graduação stricto sensu em educação, sendo que os mais recentes foram aprovados pela CAPES, foram: URI (de Erechim), FURGS (RS), UNICENTRO (Guarapuava), UNIOESTE (Francisco Beltrão PR), e IFSUL (RS).
A mais nova recomendação da CAPES, de agora, foi para o Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Regional de Chapecó, a UNOCHAPECÓ, este que será coordenado pelo prof. Dr. Elison Antonio Paim.

Na Academia Sorocabana de Letras


Como forma de reconhecimento pelos seus trabalhos em História, Antropologia e na Literatura, nos focos sobre Educação, Contestado e Tropeirismo, o prof. Dr. Nilson Thomé, do PPGE da UNIPLAC, foi empossado na Academia Sorocabana de Letras, de Sorocaba (SP), cidade que antigamente era polo do caminho dos tropeiros e de onde saíram muitos desbravadores do planalto do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
A solenidade de posse foi em Bom Jesus, dia 20 de abril, com participação do presidente da ASL, prof. Geraldo Bonadio e do historiador e jornalista Sérgio Coelho de Oliveira, padrinho do novo sócio correspondente da Academia Sorocabana.

Forum de Economia Solidária


No dia 19 de abril, representando a Uniplac e na condição do membro do PPGE, o prof. Dr. Geraldo Augusto Locks participou da reunião do Fórum Regional de Economia Solidária. Neste Fórum participam Grupos de Empreendimentos de Economia Solidária, Representantes de Entidades de Apoio e Representantes do Poder Público.
Na Pauta: a) A Plenária Regional de Economia Solidária a ser realizada no dia 31 de maio na Uniplac; b) A participação de grupos de empreendimentos solidários no Simpósio Ciência, Saúde e Território, promovido pelo Mestrado em Saúde (em construção) a realizar-se nos dias 17 a 19 de maio próximo;  c) estudo da lei de Resíduos Sólidos, obrigatoriamente a ser implantada em todos os municípios brasileiros.
Observou-se que cada vez mais intensifica-se a participação de acadêmicos oriundos dos cursos de Serviço Social e do PROESDE da Uniplac no FRES através da extensão e da pesquisa.
O Forum, nesta oportunidade, contou com a visita de três representantes de organizações e movimentos sociais de Caçador, com objetivo de conhecer o FRES e pensá-lo para a região de Caçador.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Docente em Comissão de Avaliação


A professora Lucia Ceccato de Lima foi nomeada pelo Conselho Estadual de Educação para compor a Comissão Verificadora, com vistas à renovação de reconhecimento do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) na Universidade Comunitária de Chapecó – UNOCHAPECÓ.
Representando o corpo docente da UNIPLAC, a Dra. Lucia estará atuando em Chapecó nos dias 23, 24 e 25 de abril, juntamente com o outro avaliador credenciado pelo CEE/SC, o prof. Egon José Schramm.

Parabéns ao Núcleo de Informática da UNIPLAC

A equipe do Núcleo de Informática da UNIPLAC merece os cumprimentos de todo o pessoal do Mestrado em Educação desta Instituição, pelo belo trabalho realizado neste mês de abril, para que o Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE) viesse a contar com um espaço virtual mais atraente no site da UNIPLAC.
A partir de agora, acessando a página da UNIPLAC na web, o internauta pode clicar em "CURSOS", onde consta "MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO" para acessar este setor. E ali, no link interno "NOTÍCIAS E EVENTOS" pode, inclusive, acessar este blog.
Os professores e os docentes do Mestrado em Educação tem, assim, a possibilidade de expandir a divulgação das suas atividades.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

XVI Mostra Científica em maio


Os professores que atuam no Mestrado Acadêmico em Educação estão se mobilizando para a participação do PPGE na 16ª Mostra de Trabalhos de Iniciação à Pesquisa, e na Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, que serão realizadas nos próximos dias 28 a 31 de maio de 2012.
Os professores apoiarão seus orientandos para que apresentem trabalhos acadêmicos nos dois eventos, que serão simultâneos na última semana de maio, reunindo os alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação.
O acontecimento, já tradicional na UNIPLAC, visa integrar as três essências da formação universitária, privilegiando a exposição, debate e avaliação da produção científica, possibilitando a troca de experiências entre discentes e docentes, e pesquisadores em geral.

domingo, 15 de abril de 2012

Mensagem do Presidente da ANPEd


Prezado(a) Associado(a) da ANPEd,

Como é do seu conhecimento encontram-se abertas as inscrições para submissão de trabalhos, pôsteres e minicursos para a 35ª. Reunião Anual da ANPEd. Atendendo a inúmeras solicitações dos associados decidimos prorrogar o prazo de submissão até o dia 17 de abril, terça-feira, impreterivelmente.
Para nós é muito importante que nossos(as) associados(as) possam submeter seus trabalhos à avaliação para apresentação na 35ª. Reunião Anual e para publicação no CD Rom, contribuindo para a excelência desse evento que, como já informado em correspondência anterior, este ano será realizado no Balneário de Porto de Galinhas/PE, entre os dias 21 e 24 de outubro.
Para tanto, o(a) pesquisador(a) deverá estar em dia com o pagamento da anuidade de 2012, que está congelada desde 2010. A quitação da anuidade de 2012 é condição indispensável para a submissão de qualquer modalidade de trabalho (trabalho, pôster e minicurso) à avaliação do Comitê Científico da 35ª Reunião Anual da ANPEd.
Observamos também que estar com a anuidade quitada não significa estar automaticamente inscrito(a) na 35ª Reunião Anual para apresentação de textos/propostas aceitos na avaliação do Comitê Científico.
É por meio da contribuição dos(as) associados(as) que a ANPED se fortalece e afirma sua autonomia e independência, portanto, sua participação é fundamental. Ao associar-se à ANPEd ou quitar sua anuidade, o(a) pesquisador(a) passa a ter plenos direitos de participar da vida da mais importante associação acadêmica da área de Educação e torna-se assinante da Revista Brasileira de Educação (RBE), que publica três números por ano.
É por meio da sua participação que a ANPED cresce e se fortalece. Não deixe de contribuir com sua anuidade, bem como com críticas e sugestões dirigidas à diretoria por meio do nosso portal www.anped.org.br. Por favor, mantenha seu cadastro atualizado.

Cordiais saudações,
 
Dalila Andrade Oliveira
Presidente da ANPEd

Metodologia Científica de graça


Segue link para acesso gratuito ao livro PERCURSO CIENTÍFICO: guia prático
para elaboração da normalização científica e orientação metodológica,
organizado pelo bibliotecário chefe da Faculdade de Educação da UNICAMP,
Gildenir Carolino Santos:

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=49038
_______________________________

Gildenir Carolino Santos
Biblioteca "Prof. Joel Martins"
Faculdade de Educação
Universidade Estadual de Campinas
E-mail: gilbfe@unicamp.br
Tel: 19-3521-5571 / Cel: 8818-5571

Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional

CHAMADA DE TRABALHOS
Revista “Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional”
QUÁLIS  B2
[ v.7, n.15, jan/abr 2012 e v.7, n.16, mai/agos 2012]
Informamos aos pesquisadores, professores e estudantes de
Pós-Graduação em Educação e áreas afins, que a revista está recebendo
artigos, ensaios, resenhas e análise de documentos, os quais poderão
ser encaminhados mediante fluxo contínuo.
Serão aceitos trabalhos para o número 15 - jan/abr 2012 - até 30 de
Abril de 2012 e para o número 16 - mai/agos 2012 - até 31 de julho de
2012.
Informações sobre as diretrizes para autores e critérios para
aceitação dos trabalhos devem ser consultadas no endereço eletrônico:
http://www.utp.br/Cadernos_de_Pesquisa/submissao.html
Outras informações poderão ser obtidas enviando e-mail para:
danielsilvacwb@terra.com.br e/ou geysog@gmail.com

sábado, 14 de abril de 2012

Redação dará iPads aos melhores


Alunos e escolas de ensino médio de todo o país podem participar do Concurso Literário Jovem,  promovido pela Fundação Logosófica. Interessados devem desenvolver uma redação inspirada no livro Bases para sua Conduta, de Carlos Bernardo González Pecotche, e inscrevê-lo até 31 de maio no site: http://www.logosofia.org.br/concursoliterariojovem.
A ideia é fazer o jovem refletir sobre sua forma de agir. Os autores das 10 melhores redações  serão premiados com um iPad. O primeiro lugar ainda ganha um iPhone e um iPod e levará sua escola a ganhar uma lousa eletrônica completa. Os colégios dos outros vencedores ganharão cinco  notebooks cada. Mais informações pelo e-mail: faleconoscoconcurso@logosofia.org.br .

XXVI Prêmio Jovem Cientista


O mundo dos esportes sempre caminhou de mãos dadas com as descobertas da ciência e da  tecnologia. O que seria de um craque de futebol se suas chuteiras não tivessem sistema de amortecimento? Como garantir a segurança dos atletas sem uma pista com revestimento  antiderrapante? Como avaliar hoje a resistência dos esportistas sem monitorar, a cada movimento, seus batimentos cardíacos, gasto energético, velocidade? Quantos não são os projetos que utilizam o esporte como ferramenta educacional e de inclusão social?
Nesse contexto, com o intuito de estimular pesquisadores a voltarem suas atenções para o setor esportivo, o XXVI Prêmio Jovem Cientista é lançado com o tema “Inovações Tecnológicas nos Esportes”. As inscrições já estão abertas e seguem até 31 de agosto.
Para concorrer, pesquisadores, acadêmicos e estudantes universitários devem se inscrever pela internet. Alunos do ensino médio, além de poder utilizar a web, têm também a opção de enviar suas pesquisas pelos Correios.
O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis em: www.jovemcientista.cnpq.br.

Dinheiro para arquivos históricos


A Fundação MAPFRE está oferecendo recursos para instituições que queiram restaurar, proteger e/ou conservar arquivos históricos na América Latina, Portugal e Espanha.
O auxílio é destinado a instituições (públicas e privadas) depositárias de fundos ou coleções documentais de caráter histórico e de interesse para a pesquisa da história dos países envolvidos. A dotação terá o valor máximo de 30 mil euros (mais de R$ 70 mil) e os recursos poderão ser atribuídos a mais de um projeto.
Ver em:
<http://www.mapfre.com/fundacion/es/becasypremios/cultura/premios/ayuda-archivos-historicos.shtml>
www.mapfre.com
FUNDACIÓN MAPFRE, de acuerdo con su objetivo de fomentar la difusión de La Cultura, las Artes y las Letras, pone en marcha esta nueva convocatoria.
De carácter bienal, esta Ayuda tiene como objetivo colaborar en La realización de proyectos de conservación o restauración documental, elaboración y difusión de instrumentos descriptivos y otros aspectos de La archivística histórica.
Las solicitudes deberán presentarse desde esta página web antes del día 30 de abril de 2012.

Diplomas com flexão de gênero


Uma lei, a 12.605/2012, assinada pela presidente Dilma Rousseff no dia 3 deste mês de abril, obriga o emprego obrigatório da flexão de gênero para nomear profissão ou grau em diplomas. Segundo a lei as instituições de ensino públicas e privadas expedirão diplomas e certificados com a flexão de gênero correspondente ao sexo da pessoa diplomada, ao designar a profissão e o grau obtido.
E as pessoas já diplomadas poderão requerer das instituições referidas no artigo 1.º a reemissão gratuita dos diplomas, com a devida correção, segundo regulamento do respectivo sistema de ensino.
A lei já entrou em vigor.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Professor da UNIPLAC divulga o Contestado


Convidado pela Prefeitura Municipal de Videira, rica e próspera cidade do Centro-Oeste de Santa Catarina, o prof. Nilson Thomé, do Mestrado em Educação da UNIPLAC, palestrou sobre a “Guerra do Contestado” aos professores de História da rede pública municipal de ensino básico.
O encontro, com três horas de duração, foi realizado no auditório do Pólo da Universidade Aberta do Brasil, promoção da direção da Biblioteca Municipal Euclides da Cunha, de Videira, na manhã de sexta-feira 13.
Para marcar o transcurso dos cem anos deste conflito (1913-1916), a Biblioteca lançou um concurso de maquetes sobre a temática, para alunos do 6ª ao 9ª ano  do ensino fundamental, promoção que se estenderá até a 3ª Feira do Livro, em novembro próximo.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Mestrandos & socialização do conhecimento


Os mestrandos da Turma 2011 do PPGE da UNIPLAC preparam-se intensamente para suas participações especiais na disciplina “Seminário de Pesquisa e Dissertação II” neste primeiro semestre letivo.
A partir de maio e até julho, em sala de aula, acompanhados pelos professores orientadores, eles apresentarão para seus colegas de Linhas suas produções escritas, com relatos sobre o desenvolvimento dos respectivos projetos de pesquisas, submetendo seus textos a dois colegas arguidores.
Da turma, os alunos ouvirão as manifestações críticas sobre seus trabalhos, que neste momento se encaminham para exames de qualificação, e receberão contribuições a partir das análises e contribuições.

Jornal da Educação NOTA 10


Está on line a edição de fevereiro, ano 10, nº 98, do Jornal da Educação NOTA 10.  O veículo de comunicação social que tem Helio Marques como editor é publicado pela Nota 10 Publicações, de Curitiba (PR). Sua circulação é mensal.
Cada edição é enviada para 22 mil e-mails cadastrados. Caso você queira receber as edições ou cadastrar alguém para receber o jornal gratuitamente, acesse o site: <www.nota10.com.br> e preencha o formulário. Veja a edição de fevereiro em:
<http://www.nota10.com.br/notas/Nota10_digital98_Fev.pdf>

Professores preparados para a Educação Ambiental


O SESC promoveu no dia 21/03 em parceria com a UNIPLAC mais uma etapa do Projeto Arte Vida Verde que teve como proposta uma saída a campo em áreas de abrangência do Aquífero Guarani e Parque Natural Municipal de Lages.
Teve como facilitadores a profª Sílvia Oliveira – Coordenadora do projeto, a profª Dra. Lucia Ceccato Lima (do mestrado em Educação da UNIPLAC), o profª Msc. Estelamaris Agostini e o responsável pelo Parque Natural Municipal o Sr. Antônio Velho.
Participaram deste momento professores e gestores das redes municipal e estadual, acadêmicos e mestrandas da UNIPLAC, Polícia Ambiental e Instituto José Paschoal Baggio, que durante este ano estarão realizando outras ações ligadas ao projeto.
Segundo a coordenadora do projeto Silvia Oliveira “Neste ano trabalhar a formação dos profissionais da Educação é uma das metas do Projeto Arte Vida Verde, pois os professores precisam de subsídios para ampliar suas práticas pedagógicas, precisamos conhecer para amar e melhor cuidar e acreditamos na parceria para a transformação de situações encontradas, nossa cidade merece uma política de sustentabilidade real”.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Melhoramentos na rede de acesso à internet


Por intervenção da Incubadora MIDILages, a FAPESC- Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina através de sua RCT - Rede Catarinense de Ciência e Tecnologia, está proporcionando à nossas comunidade acadêmica significativo aumento da capacidade de internet de toda a Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, ação que vem complementar as melhorias realizadas na estrutura da Instituição, com base em resultados da Avaliação Institucional.
Paralelo à liberação do dobro de capacidade de acesso à web, que era de 10 mbps e agora passa a ser de 20 mbps, acontece a troca dos cabos utilizados na transmissão dos dados, realizada pela Fundação UNIPLAC, o que garantirá um melhor tráfego de dados e informações.

Artigos para a revista “Crítica e Sociedade”


Até o dia 30 de abril está aberta a chamada de artigos para o número 3 de “Crítica e Sociedade: revista de Cultura Política” (ISSN: 2237-0579), vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia e ao Núcleo de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais da UFU.
A proposição de artigos e resenhas pode ser feita por meio do site -http://www.seer.ufu.br/index.php/criticasociedade
Editores:
- Claudelir Correa Clemente, Universidade Federal de Uberlândia
- Márcio Ferreira de Souza, Universidade Federal de Uberlândia
- Patrícia Vieira Trópia, Universidade Federal de Uberlândia
- Lilia G. M. Tavolaro, Universidade de Brasília
- Alessandro Andre Leme, Universidade Federal Fluminense
- Editoração: Felipe de Oliveira e Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

domingo, 8 de abril de 2012

Metodista: Revista Impulso


Impulso acaba de publicar seu último número em
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso.
Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens
de interesse.
Impulso Vol. 20, N. 50 (2010)
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/issue/view/71

Revista Linguagens, Educação e Sociedade


O Conselho Editorial da Revista “Linguagens, Educação e Sociedade”, veículo de divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), classificada como Nacional “B3” no Qualis/Capes, receberá colaborações nas modalidades de:
Artigo para o n. 26 com a temática: Educação: história e memória até o dia 30/06/2012;
Artigo para o n. 27 com a temática: Formação de professores e práticas pedagógicas até o dia 30/09/2012;
Resenha Científica e Entrevista que apresentem relevância para o campo da educação.
Os artigos devem ser encaminhados ao editor, para o endereço eletrônico - revistales.ppged@ufpi.edu.br, em versão Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e em versão PDF. O texto deve conter entre 18 e 25 páginas, incluindo as referências, resumo e abstract. A estrutura do artigo, o resumo, as citações diretas e indiretas, as referências, imagens, quadros e tabelas devem obedecer às normas da ABNT, em vigor.
Para resenha o número de laudas fica entre cinco e oito, incluindo referências e notas e até dez laudas para entrevistas. Deve ser encaminhada para o para o endereço eletrônico  - revistales.ppged@ufpi.edu.br,  em arquivo Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e em versão PDF. As citações, referências devem seguir as normas da ABNT, em vigor.
A identificação do(s) autor(es) deve ser enviada em arquivo à parte, constando o título do trabalho, o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), titulação, vinculação institucional, endereços residencial e profissional, e-mail e, quando for o caso, apoio e colaborações.

Scielo Brasil Livros


Nosso colega Gildenir Carolino Santos (Gil), da Biblioteca da Faculdade de Educação da UNICAMP, informou que participou da 1ª. reunião do Portal SciELO Livros na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em São Paulo.
A Unesp é uma das integrantes do programa Scientific Eletronic Library Online <http://www.scielo.org/php/index.php>  SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) –, o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.
Em mensagem ao HISTEDBR, anexou um vídeo resumido de 5 minutos sobre o que é o Programa SciELO Livros. Ver em: http://www.youtube.com/watch?v=yY0t4JeXz80

Revista História da Educação


Está online o n. 36 - jan./abr. 2012 - da revista História da Educação da UFRGS  <http://seer.ufrgs.br/asphe>,
Nesse número, textos de José Luis Hernández Huerta, José María Hernández Díaz, Marc Depaepe, Sauloéber Tarsio de Souza, Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Berenice Corsetti, Márcia Cristina Furtado Ecoten, Graciela Ormezzano, Zita Rosane Possamai, Elizabeth Martins, Vera Lucia Gaspar da Silva, Diogo da Silva Roiz e Maria Helena Camara Bastos.
Acesso em: http://seer.ufrgs.br/asphe.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mestrado é contemplado com bolsa da FAPESC


O PPGE – Mestrado em Educação da UNIPLAC foi contemplado dia 2 de abril com uma bolsa de estudo pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), no seguimento dos trâmites da Chamada Pública nº 01/2012, destinada a um aluno mestrando da Turma de 2012.
A bolsa concedida pelo Governo do Estado será no valor de R$ 1.200,00 mensais durante 24 meses. Como contrapartida, o beneficiado prestará serviços na disponibilidade de 20h semanais ao desenvolvimento da sua pesquisa, conforme o projeto aprovado.
Procedida a seleção entre os 25 alunos da turma, o beneficiado foi o aluno Carlos Alberto Bertaiolli, professor e historiador, residente em Lages, que trabalha na FACVEST.

UNIPLAC na IX ANPED SUL 2012

O Mestrado Acadêmico em Educação da UNIPLAC está em preparativos para a participação de mestrandos e docentes na IX ANPED SUL, que se realizará em Caxias do Sul (RS) de 29 de julho a 1º de agosto próximo.
Para este Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, foram enviados muitos trabalhos completos e posters, em número superior a dez, que neste momento estão sob avaliação dos pareceristas ad hoc do evento.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Seminário Nacional do HISTEDBR em julho


     Nosso coirmão Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba – HISTEDBR-PB tem a satisfação de organizar o IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL” com o tema geral: História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades.  Será em João Pessoa, na Paraíba, de 31 de julho a 3 de agosto de 2012
     Essa satisfação se manifesta por três razões: a primeira por ser o GT/PB, o segundo vinculado ao HISTEDBR, que se responsabiliza, mais diretamente, em organizar e sediar o Seminário Nacional. A segunda por se tratar do ano em que homenagearemos o professor Dermeval Saviani principal formulador da relevante contribuição teórica e metodológica, no âmbito educacional, conhecida como pedagogia histórico crítica, que desde 1984, vem sendo difundida por ele, juntamente com outros estudiosos. E, a terceira razão se deve ao fato do Grupo de Estudos e Pesquisas da História da Educação da Paraíba estar completando os seus 20 anos de existência.
     O HISTEDBR-Serra Catarinense, do Mestrado em Educação da UNIPLAC, estuda a possibilidade de participação de docentes, mestrandos e de egressos. Apresentação de trabalhos até 23 de abril.
 A realização deste IX Seminário aporta-se em uma vasta experiência de seus pesquisadores que vêm realizando, desde 1991, os seminários nacionais com a finalidade de socializar e apresentar para a comunidade científica os resultados das pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento na área da História da Educação.         Maiores informações em:
http://www.histedbr9seminario.com.br

UNIPLAC forma novos Mestres em Educação


     Neste mês de março de 2012, nada menos no que dez (10)  mestrandos em Educação da UNIPLAC defenderam seus trabalhos de pesquisas, desenvolvidos durante a integralização das atividades do PPGE – Mestrado Acadêmico em Educação. Pela ordem inversa, são mais estes os registros de sucesso do programa da nossa Instituição lageana de educação superior:
     - Cristiana Kelly dos Santos dissertou sobre “A Constituição do Projeto Lageano de Habitação na Administração ‘A Força do Povo’ (1977-1982): processo de educação não formal”, sob orientação do prof. Dr. Geraldo Augusto Locks. A banca examinadora, que atuou no dia 31 de março, foi formada pelos drs. Zilma Isabel Peixer (UFSC), Lucia Ceccato de Lima e Geraldo Antonio da Rosa.
     - Dia 30 de março, o mestrando Filipi Vieira Amorim, sob orientação do prof. dr. Mauro Grun, co-orientação da profa. Dra. Lucia Ceccato de Lima,  dissertou sobre “Modernidade e Natureza: o convívio humano e o meio ambiente”, perante a banca formada pelos profs. Drs. Humberto Calloni (FURG), Carmem Lucia Fornari Diez e Geraldo Augusto Locks.
     - Orientada pelo prof. Dr. Geraldo Augusto Locks, a aluna Cristina Maria Agustini Moares Ehrhardt dissertou dia 30 de março sobre “A História da Educação do Campo nos Campos de Curitibanos”, orientada que foi pelo prof. Dr. Geraldo Augusto Loks. A banca examinadora esteve constituída pelos profs. Drs. Célia Regina Vendramini (UFSC), Maria Patrício de Arruda e Geraldo Antonio da Rosa.
     - A banca examinadora formada pelos profs, drs. Geraldo Balduino Horn (UFPR) e Ana Maria Netto Machado e Ludimar Pegoraro, aprovou dia 29 de março a dissertação “O Contar Histórias como Experiência Estética na Perspectiva Gadameriana”, da mestranda Ana Paula da Jesus, orientada pela profa. Drs. Carmen Lucia Fornari Diez.
     - A mestranda Rosiris de Fátima Estanislau, orientada pela profa. dra. Carmen Lucia Fornari Dies e co-orientação do prof. dr. Geraldo Antonio da Rosa, no dia 29 de marcou defendeu seu trabalho “Indisciplina e Violência na Escola: desvendando uma cultura de disiplinarização”. A banca examinadora foi formada pelos profs. drs. Geraldo Balduino Horn (UFPR), e Nilson Thomé.
     - Vera Rejane Coelho apresentou dia 26 de março sua dissertação de mestrado “Estágio Curricular Obrigatório e Prática como componente curricular nos cursos de Licenciatura da UNIPLAC: que prática é essa?”, orientada pela profa. dra. Marilane Maria Wolf Paim. Na banca examinadora, os profs. drs. Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Geraldo Antonio da Rosa  e Sidney Reinaldo da Silva (UTP).
     - “Os Primeiros Socorros como uma competência de efetivação dos direitos referentes à vida e à saúde na educação infantil” foi o tema da dissertação de Carolina Siqueira Ribeiro, tendo por orientadora a profa. dra. Marna Patrício de Arruda, defendida dia 16 de março, perante a banca constituída pelos profs. drs. Sonia Maria Martins de Melo (UDESC), Geraldo Augusto Locks e Maria de Lourdes Pinto de Almeida.
     - Dia 16 de março de 2012 foi a data da defesa da dissertação “A Identidade Profissional do Professor Enfermeiro”, pela aluna Debora Furlanetto, orientada pela profa. dra. Marina Patricio de Arruda. A banca examinadora contou com os profs. Drs. Vania Marli Schubert Backes (UFSC), Geraldo Augusto Locks e Nilson Thomé.
     - A profa. Dra. Marina Patrício de Arruda foi a orientadora do mestrando Leandro Madalosso Wielecosseles, no seu trabalho “A roda da capoeira na roda do conhecimento: o desafio da transversalidade nas diretrizes curriculares”. Ele foi aprovado dia 15 de março pela banca formada pelos profs. Drs. Markus Vinicius Nahas (UFSC) e Geraldo Antonio da Rosa.
     - Foi aprovada dia 1º de março a dissertação de Wanderléia Dalla Costa, orientada pela profa. Dra. Carmen Lucia Fornari Diez, sob o tema “A mediação educativa de Feurstein à luz da alteridade em Lévinas”, com banca formada pelos drs. Jorge Luiz Viesenteiner (PUC/PR) e Ana Maria Netto Machado.
     Aos novos Mestres em Educação, os cumprimentos da sociedade lageana!

Aula inaugural do Mestrado em Educação


Revestiu-se de pleno êxito a conferência de abertura oficial dos trabalhos de 2012 do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação. A solenidade aconteceu na noite de 2 de abril, no auditório do CCJ, que recebeu dezenas de alunos de cursos e programas da UNIPLAC.
A conferencista da noite foi a professora Dra. Ione Ribeiro Valle, da Universidade Federal de Santa Catarina, que enfocou o tema da “Educação Escolar x Justiça Social”. O evento alcançou a três horas de duração, pois intensa foi a participação da plateia nos debates provocados pela docente, que é lageana e se formou em pedagogia na UNIPLAC e concluiu seu doutoramento em Paris.
O evento foi aberto pelo magnífico reitor da IES, prof. Elson Bastos, e coordenado pela profª Dra. Maria de Lurdes Pinto de Almeida, coordenadora do mestrado em Educação.

Simpósio Internacional na UNIPLAC de 17 a 19 de maio


O I Simpósio Internacional de Ciência, Saúde e Território: Dimensões Técnico-Científicas e Ético-Políticas está sendo organizado pelo corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida (em fase de implantação) da Universidade do Planalto Catarinense (PPGSAQV/UNIPLAC) em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina/ (CAV/UDESC) e Empresa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). Este simpósio tem o objetivo de contribuir, de forma interdisciplinar, com a produção e divulgação do conhecimento relativo às áreas da saúde, ambiente e qualidade de vida e sua relação com o território e redes sociotécnicas. Parafraseando Milton Santos, Território aqui é entendido como espaço da vida onde ocorre a grande mediação entre o mundo e a sociedade.

O evento, programado para os dias 17, 18 e 19 de maio de 2012, proporcionará espaço ampliado para aprofundar temas nessas áreas que vêm sendo discutidos na contemporaneidade em pesquisas científicas e políticas públicas. Pretende ainda proporcionar a reflexão sobre questões que permeiam esses temas e requerem múltiplos olhares, tais como: A quem está servindo a ciência que produzimos? Quais são as prioridades da pesquisa em um país como o Brasil quando se trata de promover a qualidade da vida? Quais são as necessidades de pesquisa nos diferentes territórios? Estas questões são de abrangência global e estão inseridas em um contexto maior relacionado à condição humana contemporânea. Embora esses temas façam parte de uma problemática global, eles se refletem nos contextos locais. Assim muitos dos desafios existentes na região denominada Microrregião dos Campos de Lages, também conhecida como Planalto Serrano, onde está inserida a UNIPLAC, são os mesmos encontrados em outros locais do Brasil e do mundo.

Espera-se, a partir do encontro de pesquisadores, estudantes, comunidade e profissionais que trabalham com temas que envolvem Ciência, Saúde e Território, ampliar a discussão sobre tais temas contribuindo para a efetivação de políticas públicas com impacto econômico e social. Além disso, o encontro simultâneo daqueles que trabalham com esses temas em outros locais no Brasil e no mundo, permitirá a formação de uma rede de instituições e pesquisadores que estão buscando estratégias científicas e tecnológicas inovadoras que sejam responsivas a essa complexa problemática. Vale lembrar que é importante que esse diálogo, entre pesquisadores com perspectivas distintas, ultrapasse as fronteiras da comunidade científica e da universidade, para interagir também com os atores e setores da sociedade em seus territórios – aqueles que estão diretamente envolvidos no enfrentamento de problemas.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Edital de Chamada de Artigos


Revista “História & Ensino”
volume 18
prazo: 29 de junho de 2012

História & Ensino, revista do Laboratório de Ensino de História da Universidade Estadual de Londrina, publicação semestral na sua versão eletrônica, torna pública a chamada para o volume 18 referente ao 1º e 2º semestre de 2012. Publica artigos inéditos, na área de ensino de História, considerando temas afins como: educação histórica; metodologias para o ensino de História; aprendizado histórico; construção do saber histórico escolar; história da disciplina de História (escolar ou acadêmica); estágio de História; ensino de História extraescolar; cognição histórica; currículo de História (escolar ou acadêmico); formação do professor de História; História da Educação; História da infância e do adolescente.
Saiba mais em:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/announcement

Desafios para o futuro da EaD


Quem se interessa por Educação a Distância terá uma ótima oportunidade para acompanhar o desenvolvimento da EAD no nosso país. Trata-se do IV SEPEaD – Seminário de Pesquisa em EAD, que sob o tema “Desafios para o futuro da EaD”, acontecerá de 28 e 29 de junho de 2012, em Florianópolis.
 O IV Seminário de Pesquisa em EaD, organizado pela UFSC/IFSC (IV SEPEaD), tem como objetivo analisar e discutir a consolidação da educação a distância no país, suas conquistas e os desafios para o futuro, especialmente a partir da contribuição da Universidade Aberta do Brasil – UAB.
Nos dias do evento haverá palestras, debates, encontro de coordenadores de polo e de tutores, além da apresentação de artigos e pôsteres.
Nesta edição, o evento irá abrir espaço para apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências nas categorias de Artigo Científico (até oito laudas) e Pôster  (duas laudas), conforme quatro tópicos temáticos: T1) Recursos abertos: produção, disponibilização e compartilhamento de conteúdos; T2) Gestão e políticas de EAD; T3) Apoio ao aluno na EAD: docência e tutoria, inovações pedagógicas e didáticas; e T4) Interfaces entre EAD e presencial: experiências, inovações e desafios.
A submissão dos Trabalhos será feita até 22 de abril  única e exclusivamente através de ferramenta disponível no endereço
https://www.easychair.org/conferences/?conf=sepead2012,
de acordo com o template disponível.