DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Professora do nosso Mestrado na Bahia


A Dra. Ana Maria Neto Machado, Professora do Mestrado em Educação da UNIPLAC participou no dia 25 de maio da banca de defesa de tese de Obdália Ferraz do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA, que teve como Orientadora a profa. Dinéa Maria Sobral Muniz, vice-diretora da Faculdade de Educação da UFBA e Coordenadora do GELING - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem.
Já no dia 29, a profa. Ana Maria seguiu para o sertão da Bahia, em Conceição do Coité, cidade na qual ministra palestras nas instalações da UNEB – Universidade Estadual da Bahia até o final desta semana.

GT HISTEDBR em franco crescimento


A Rede LEPEL/FACED/UFBA, grupo que compõe o Diretório Nacional dos Grupos de Pesquisa do Brasil,
solicitou credenciamento junto ao GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA
SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL – Rede HISTEDBR/UNICAMP, da qual o GT HISTEDBR-Serra Catarinense, da UNIPLAC faz parte.
O Coletivo de professores pesquisadores do LEPEL/FACED/UFBA é constituído pelos professores Dr. Cláudio de Lira Santos Júnior, Dr. Carlos Roberto Colavolpe, Dra. Elza Margarida M. Peixoto, Dra. Roseane Soares de Almeida e Dra. Celi Zulke Taffarel. Está organizado em REDE no Nordeste do Brasil com grupo articulado nos Estados da Paraíba (UFPb), Pernambuco (UFRPE), Alagoas (UFAL), Sergipe (UFS) e Bahia (UFRBA e UEFS).
O pedido, acolhido com alegria por todos os GTs do HISTEDBR espalhados por universidades brasileiras, foi apresentado pela profa. Dra.Celi Nelza Zülke Taffarel, Coordenadora LEPEL/FACED/UFBA.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Doação de livros sobre “Contestado” à biblioteca da Uniplac

A biblioteca acadêmica da UNIPLAC recebeu por doação do autor mais de vinte livros, a maioria sobre o tema “Contestado”, abrangendo os campos de conhecimento da História, Geografia, Educação e Antropologia, referentes a Santa Catarina. A doação do prof. dr. Nilson Thomé foi realizada no sentido de ser ampliado o acervo da biblioteca da nossa universidade com mais obras de estudos regionais, principalmente do planalto catarinense, onde se inseria o antigo Espaço Livre do Contestado, cenário da Guerra do Contestado (1913-1917), cujo centenário começa a ser destacado já neste ano de 2012.
Nilson Thomé, que há mais de ano pertence ao quadro do magistério superior da UNIPLAC, atuante no Mestrado em Educação e em alguns cursos de graduação, é autor de 35 livros e 10 livretes de estudos regionais, publicados ao longo dos últimos 40 anos e tem mais de cem artigos publicados em revistas e periódicos científicos. Suas duas mais recentes publicações foram editadas em 2011 a partir de pesquisas apoiadas pela FAPESC e pela UNIPLAC.

terça-feira, 22 de maio de 2012


Ana Maria no encerramento de Simpósio

A conferência de encerramento do I Simpósio Internacional de Ciência, Saúde e Território: Dimensões Técnico-Científicas e Ético-Políticas, realizado durante os dias 17, 18 e 19 de maio p.p., contou com a intervenção da professora Dra. Ana Maria Netto Machado, do Mestrado em Educação da UNIPLAC, recuperando pontos do seminário e trazendo a proposta da criação da I Cátedra Brasileira da UiTC - Université International Terre Citoyenne.
O evento, revestido de pleno êxito, foi organizado pelo corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida (em fase de implantação) da Universidade do Planalto Catarinense (PPGSAQV/UNIPLAC) em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina/ (CAV/UDESC) e Empresa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI).

Biblioteca Digital free


Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos.

Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

• ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
• escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
• ler obras de Machado de Assis, ou a Divina Comédia;
• ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
• e muito mais....

Esse lugar existe!  O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site:www.dominiopublico.gov.br.
Só de literatura portuguesa são 732 obras!

Porém, estamos em vias de perder tudo isso, pois poderão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.

Divulgue para o máximo de pessoas!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mestrandos 2012 tem novo cronograma para o Seminário da Linha 2


Desde quando foi definido o cronograma para a apresentação dos trabalhos dos mestrandos da Linha 2, na disciplina de Seminários de Pesquisa e Dissertação – II, em curso neste segundo semestre de 2012, houve algumas modificações em razão da necessidade de adequação do calendário, com a marcação de datas para os exames de qualificação.

Até aqui, já foram realizadas com sucesso duas sessões, a registrar:
Dia 7 de maio:
Fabiano – arguidores: Neusa e Eliane
Dia 21 de maio:
Neusa – arguidores: Zuleide e Fabiano

Assim, sendo, na sala de aula, em comum acordo entre os professores e os alunos, foi instruído o novo calendário das próximas apresentações, que ficou assim:

Dia 4 de junho:
Aidamar – arguidores: Ligia e Neusa.
Eliane – arguidores: Fabiano e Andrea

Dia 11 de junho:
Andrea – arguidores: Eliane e Ilson
Zuleide – arguidores: Ilson e Aidamar

Dia 25 de junho:
Ligia – arguidores: Zuleide e Aidamar
Ilson – arguidores: Andrea e Ligia

Dia 2 de julho:
Avaliação final dos trabalhos


Formação continuada em Educação Ambiental


Na terça-feira, dia 15 de maio, aconteceu mais um encontro dos integrantes do projeto de formação continuada em Educação Ambiental, este que teve como facilitadora a Profa. Dra. Lucia Cecatto, do PPGE, com o que foi encerrada a atividade do último bimestre que tratava de uma visita realizada para conhecimento das áreas de recarga do Aquífero Guarani em Lages. Na mesma tarde, os gestores e professores assistiram ao projeto apresentado pela bióloga Juliana Amarante, funcionária da UNIPLAC, de desenvolvimento de um sistema de captação de água da chuva implantado efetivamente em um dos prédios da Universidade. Em seguida o grupo visitou o herbário e a estufa implantados
O projeto de formação continuada em Educação Ambiental é uma parceria entre o Projeto Arte Vida Verde/SESC e Rede Guarani Serra Geral/UNIPLAC, do qual participam gestores e professores da rede pública e privada, além de acadêmicos, em encontros bimestrais. O objetivo dos encontros é o aprimoramento e a ampliação de conhecimento na área ambiental, revendo atitudes e ações que possam ser desenvolvidas em escolas e entidades educativas na Universidade.
O projeto teve início em novembro de 2011 e ainda se realizarão mais três encontros até o dezembro de 2012. Ao final deste ano será organizada uma mostra de trabalhos realizados nas escolas e também de entidades que atuam na área ambiental, criados a partir das vivências observadas durante os encontros e atividades do projeto.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Curso de Docência na Educação Superior


Desde o dia 13 de abril último, a equipe de doutores do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE) está ministrado um curso de pós-graduação lato sensu, a nível de especialização, de “Docência na Educação Superior”, para 21 alunos, todos professores atuantes nas redes escolares da Serra Catarinense que estão em busca de capacitação.
Este curso, oferecido em aulas quinzenais nos finais de semana (sextas-feiras à noite e sábados), objetiva atualizar professores de diferentes áreas e especialistas em educação no que se refere às questões de caráter filosófico, administrativo e didático do ensino superior, orientando metodologicamente o caráter técnico-prático daqueles que exercem ou pretendem exercer a docência em nível superior, tendo como centro o objetivo de qualificá-los para atuar como especialistas na educação superior.
Todas as oito disciplinas foram confiadas exclusivamente aos doutores que trabalham no Mestrado Acadêmico em Educação da UNIPLAC, distribuídas de acordo com o campo de conhecimento específico e as aderências de cada um.
Já foi concluída a primeira disciplina de História das Ideias Pedagógicas no Brasil, com 45 horas/aula. No próximo dia 25 de maio terá início a segunda disciplina, de Educação e Filosofia.

Seleção de um doutor para o PPGE: inscrições abertas até 1º de junho


Até o próximo dia 1º de junho estão abertas as inscrições ao processo de Seleção para Admissão Docente, para provimento do cargo de Professor, com titulação mínima de Doutor, em regime de 40 horas semanais, para atuar no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Acadêmico em Educação, conforme consta no Edital 060/2012, de 25 de abril, publicado no site da UNIPLAC para conhecimento geral.

A inscrição é condição necessária para que o docente participe do processo de seleção. As inscrições serão recebidas até 01/06/2012, no horário das 8h às 12h, das 13h às 17h, e das 19h às 22h, no setor de protocolo da UNIPLAC ou online pelo email mestrado@uniplac.net.

São requisitos para os candidatos:
- Possuir Graduação em curso reconhecido pelo MEC;
- Possuir título de Doutor em Educação ou Doutor na área de Ciências Humanas com pós-doutorado em Educação, em programa reconhecido pela CAPES ou validado no Brasil, se realizado no exterior;
- Possuir produção acadêmica voltada para as linhas de pesquisa do PPGE:
- Possuir no mínimo três produções entre os anos de 2009-2010-2011, com pontuação qualis;
- Ter disponibilidade para lecionar disciplinas, realizar pesquisas, orientações, e atividades administrativas de natureza acadêmica na graduação e pós-graduação, com abordagem interdisciplinar.
- Ter disponibilidade de residir em Lages.
- Ausência de Débitos com a Fundação UNIPLAC.
- O candidato aprovado não poderá solicitar redução de carga horária, para assumir cargos ou funções administrativas em outras Instituições de Ensino Superior, Iniciativa Privada ou Poder Público, pelo prazo de cinco anos após ingresso no PPGE.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Mestrado em Educação: dez bolsas do FUNDES para pesquisas beneficiam alunos


Seis pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação da UNIPLAC serão orientadores de dez pesquisas a serem desenvolvidas por alunos da graduação, agora beneficiados com bolsas de estudos do Fundo de Apoio à manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUNDES) - Art. 171 da Constituição Estadual - durante os próximos dois semestres letivos.
            Os projetos, elaborados pelos doutores do PPGE foram aprovados pela Comissão Científica instituída pela UNIPLAC, conforme os editais já publicados no site da Instituição, beneficiando os dez alunos que receberão bolsas de R$ 545,00 (valor de um salário mínimo mensal de dez. 2011). Os doutores do Mestrado em Educação nada receberão pelas orientações, que a eles serão creditadas como trabalho voluntário no apoio à pesquisa.
            As propostas de projetos de pesquisas científicas aprovadas são:
            - “Programa de compartilhamento de resultados de pesquisas produzidas no planalto catarinense: diálogos entre comunidade científica & setores do mundo do trabalho”. Bolsista: Maeve Machado. Orientadora: Dra. Ana Maria Netto Machado.
            -“Levantamento e catalogação do acervo museológico sobre a educação escolar do município de Lages em SC: um estudo do Museu Thiago de Castro”. Bolsista: Larissa Roberta Ferreira de Oliveira. Orientadora: Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida.
            - "História do Escotismo no Município de Lages (SC): o Grupo Escoteiro Heliodoro Muniz”. Bolsista: Rúbia Schmidt Ribeiro. Orientador: Dr. Nilson Thomé.
            - “Qualidade de Vida Urbana: Vila Comboni”. Bolsista: Bruno José Peixer. Orientador: Dr. Geraldo Augusto Locks.
                - "História do Curso de Pedagogia da Universidade do Planalto Catarinense". Bolsista: Vanessa Teresinha Almeida. Orientador: Dr. Geraldo Antônio da Rosa.
            - “Análise do consumo de álcool e outras drogas escolares do ensino fundamental e médio do município de Lages, SC”. Bolsista: Laleska Paim da Silva. Orientadora: Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida.
            - “A história da Uniplac e a Uniplac na história: a educação superior no planalto catarinense”. Bolsista: Morgane Aparecida de Oliveira. Orientador: Dr. Ludimar Pegoraro.
            - “Contribuição da Uniplac no planalto catarinense através dos cursos e egressos da educação superior”. Bolsista: Giovana Carolina de Souza. Orientador: Dr. Ludimar Pegoraro.
            - Histórico do Lar Menino Deus da cidade de Lages – SC”. Bolsista: Andriele da Silva. Orientador: Dr. Geraldo Antônio da Rosa.
          - "História do Escotismo no Município de Lages (SC): o Grupo Escoteiro Lages”. Bolsista: Barbara Larissa Candido Damacena. Orientador: Dr. Nilson Thomé.

Egressos: Ana faz difusão do Seminário

Acompanhada pela vereadora sra. Neuza Zanguelini, que é aluna do Programa de Mestrado em Educação da UNIPLAC, esteve na Câmara Municipal de Lages na semana passada, a profª drª Ana Maria Neto Machado, participando do espaço aberto da Casa Legislativa, para dar ciência aos representantes do povo sobre o I Seminário Nacional "Conhecimento para Transformação Social: o papel dos egressos do stricto sensu" que acontece nos dias 18, 19 e 20 de junho de 2012, na UNIPLAC.


Durante o mês de maio, a professora Ana visitou praticamente todos os veículos de comunicação social de Lages, na missão de divulgar o importante evento.



O seminário continua com inscrições abertas no site http://www.egressosseminariolages.com.br/, para o qual todos são bem vindos, e o prazo para envio de trabalhos (resumo expandido) relatando o empregos de resultados de pesquisa nos diferentes setores da sociedade, continua aberto até o dia 20 de maio. Também serão aceitos relatos das dificuldades encontradas para aplicar os resultados de pesquisa no mundo do trabalho.

O PPGE da UNIPLAC reitera a importância de que todos os egressos dos programas de Mestrado desta instituição – presente e passado – em Educação, em Saúde Coletiva e em Administração, da UNIPLAC se inscrevam e venham contribuir com os debates durante o seminário.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Novo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação


O professor Juliano Augusto Nascimento Leite assume, nesta segunda-feira 14 de maio, o cargo de Pró-Reitor de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão, nomeado que foi pela profª. Elusa de Fátima Camargo de Oliveira Machado, Diretora Executiva da Fundação Uniplac, através da Portaria nº 046/2012, atendendo indicação do MM. Reitor Prof. Elson Pereira.

Juliano, mineiro, que é engenheiro eletricista, radicado em Lages, vinha coordenando o Curso de Engenharia Elétrica da Uniplac desde fevereiro do ano passado e atuando como docente também no Curso de Engenharia da Produção. Ele substitui a profª. Anelise Viapiana Masiero, que ocupava o cargo desde agosto de 2009 e que tomou a iniciativa de deixar as funções a seu próprio pedido.


Na reunião do Colegiado do PPGE de 9 de maio, o prof. Juliano Leite foi apresentado ao corpo de doutores do Mestrado em Educação pelo Reitor, oportunidade em que teve excelente acolhida e recebeu manifestações de apoio ao desempenho das suas novas atribuições.

O novo Pró-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2002) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2006). Vem atuando no Centro de Gestão e Desenvolvimento de Tecnologia Médico-Hospitalar do Instituto de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Santa Catarina, e é coordenador da Engenharia Clínica no Hospital Tereza Ramos, de Lages. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Processamento de Sinais Biológicos e Engenharia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia Clínica, Gestão em Equipamentos Médicos-Hospitalares, Redes de Computadores, Sistemas Digitais e Automação Industrial.

domingo, 13 de maio de 2012

UNIPLAC tem nova Gestora de Pós-Graduação


        Pela Portaria nº 040, dia 3 de maio p.p. o Reitor da Universidade do Planalto Catarinense, prof. Elson Rogério Bastos Pereira, nomeou a profª Priscila Schneider para o cargo de Gestora de Pós-Graduação, com dedicação de 20h semanais.
Priscila, que é natural de Urubici e é Mestre em Psicologia, ocupava o cargo de Coordenadora do Curso de Psicologia. Ela substitui a profª Mirian Kuhnen, que estava no cargo desde dezembro de 2010, e que, a partir de agora, concentrará sua dedicação à Coordenação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e da Comunidade.
A nova Gestora de Pós-Graduação foi apresentada pelo reitor ao colegiado do PPGE em reunião do dia 9, recebendo os cumprimentos e a disposição do grupo de pesquisadores do Mestrado em Educação de apoiá-la de pronto nas novas funções.

sábado, 12 de maio de 2012

UNIPLAC pleiteia continuidade do PROESDE


Antes de maio terminar, o Reitor da UNIPLAC, prof. Élson Rogério Bastos Pereira, e a Coordenadora do PPGE, profa. Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida, serão recebidos em audiência pelo Secretário de Estado da Educação, em Florianópolis, quando tratarão da oferta da segunda edição do Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento Regional – PROESDE em Lages e em São Joaquim, já no segundo semestre deste ano.
Agora em junho, depois de seis semestres de aulas, estarão sendo finalizadas as atividades das duas turmas (50 alunos em Lages e 50 alunos em São Joaquim) que iniciaram as aulas em 2009, sob a batuta do Mestrado Acadêmico em Educação da UNIPLAC. O sucesso deste programa é que tem ensejado sua continuidade.
Os alunos, oriundos de vários cursos regulares de graduação da UNIPLAC, ingressam neste curso sequencial, que tem aulas gratuitas aos sábados simultaneamente e, de quebra, ganham bolsas de estudo do Governo do Estado. Assim, quando se formam, recebem dois diplomas, referentes aos dois cursos.
O diferencial do PROESDE oferecido na UNIPLAC de outros cursos em outras instituições de outras cidades catarinenses, é que este é coordenado e ministrado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação) – professores Maria de Lourdes Pinto de Almeida e Geraldo Lokcs – e a maioria das disciplinas é ministrada por professores doutores do quadro da UNIPLAC, boa parte do Mestrado em Educação.
Outra diferença que destaca as turmas de Lages e de São Joaquim, é que os alunos elaboram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) a partir de problemas regionais, realizando pesquisas voltadas para temas de políticas públicas do desenvolvimento da Região Serrana.
Após as defesas das teses destas turmas, será feita uma pesquisa com os egressos do PROESDE,
focando a mudança que esse curso proporcionou na vida de cada um. E logo a UNIPLAC estará oferecendo um curso de especialização lato sensu sobre Educação Ambiental e Desenvolvimento Regional aos egressos. Este novo curso de pós deverá iniciar em março de 2013, com aulas aos sábados.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PPGE da UNIPLAC em rede ibero-americana


O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE) da Universidade do Planalto Catarinense passou a integrar a Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por La Sustentabilidad y El Ambiente – ARIUSA, uma organização acadêmico-científica de alcance internacional idealizada em Bogotá, na Colômbia, no ano de 2007, por um conjunto de redes universitárias ambientais. Simultaneamente, a UNIPLAC também passou a integrar a Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental – REASul.
A adesão foi acolhida no dia 8 de maio pelo professor doutor Orlando Saenz, coordenador da ARIUSA, a partir do que agora o PPGE da UNIPLAC, através do Mestrado Acadêmico em Educação, passa a integrar e a atuar de forma decisiva nas redes universitárias que atuam em educação ambiental.
A próxima atividade da ARIUSA e da REASul será em Itajaí, onde, de 13 a 16 de junho próximo, a UNIVALI – instituição parceira das redes – promoverá a II Jornada Ibero-americana da ARIUSA. A universidade lageana estará presente nas sessões de trabalho, apresentando alguns dos seus mais recentes avanços em projetos acadêmicos e científicos.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Pós-graduandos lutam por reajustes nas bolsas


Sem reajustes há quase quatro anos, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, anunciou o reajuste durante a manhã de 4 de maio, durante o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos. O reajuste anunciado, de 10%, não atende a reivindicação de ANPG, que é de 40%. A entidade já aprovou uma Caravana a Brasília, no mês de agosto, para cobrar os outros 30%. O anúncio foi feito à Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), durante o debate “Pesquisa e Pós-graduação: desafios para a construção de uma universidade sem fronteiras".
A partir de 1º julho deste ano, o valor das bolsas, vinculadas tanto ao CNPq quanto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ganhará um aumento de 10% no valor atual. Hoje, os bolsistas recebe o benefício de R$ 1.200 para mestrado e R$ 1.800 para doutorado.Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou durante o 23° Congresso Nacional de Pós-Graduandos o resultado de uma importante luta dos pós-graduandos, travada há quase quatro anos: o aumento das bolsas de pesquisa em todo país.
“A verba sairá exclusivamente do CNPq e acredito que isso ocorra também com a CAPES pelo fato de que não recebemos reajustes em nosso orçamento. Esperamos chegar em breve a um aumento de 40% , como os estudantes reivindicam e como é justo, mas precisamos de pelos menos 120 milhões na conta. Vamos trabalhar juntos para que isso ocorra e para que a ciência e tecnologia recebam os holofotes que merecem”, avaliou Oliva. Ainda segundo ele, "Há um compromisso assumido pelos nossos ministros [da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, ministérios aos quais a Capes e o CNPq estão vinculados] de que no início de 2013 vamos completar esse aumento com a inflação corrigida porque vamos incluir isso no Projeto de Lei Orçamentária de 2013", explicou.
A Campanha de Bolsas da ANPG é de longa data e uma nova fase está lançada. Em agosto, uma Caravana a Brasília será o ponto alto das mobilizações em torno dos 30% de reajuste.
A bolsa é um instrumento para viabilizar a execução de projetos científicos e tecnológicos nas pesquisas subordinadas, vinculadas e supervisionadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT e pelo Ministério da Educação (MEC). Na última avaliação trienal realizada pela CAPES, no ano de 2010, registrou-se um crescimento de cerca de 20% no número de cursos de pós-graduação em relação à avaliação anterior realizada em 2007. Hoje, são mais de 2.700 cursos de mestrado e 1.600 de doutorado.
A garantia da meta do PNPG 2005-2010 é o que norteia o reajuste pleiteado pela ANPG. Considerando o valor das bolsas CAPES em 2005, que eram maiores que as do CNPq, e garantindo a isonomia entre as bolsas oferecidas pelas duas agências. Assim, para isso, aos valores de 2005 das bolsas de mestrado e doutorado da CAPES, devem-se somar 50%, consoante previsto pelo PNPG, mais a inflação do período 2005-2010 (27,89%). Os cálculos levam ao resultado de um reajuste das bolsas de mestrado dos atuais R$ 1.200 para R$ 1.672,16 (39,34%) e as bolsas de doutorado passariam de R$ 1.800 para R$ 2.479,78 (37,76%).

domingo, 6 de maio de 2012

Defesas dos TCCs do PROESDE


Os alunos do curso sequencial de graduação – Formação de Agentes de Desenvolvimento regional – da UNIPLAC, que iniciaram suas aulas no segundo semestre de 2009, entraram na fase final das aulas e estão agora em tempo de finalização e defesa de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Os alunos das turmas de Lages (sob coordenação da Drs. Maria de Lourdes Pinto de Almeida) e de São Joaquim (sob coordenação do Dr. Geraldo Locks) apresentarão seus trabalhos no auditório do CCJ no decorrer do mês de junho.
As defesas dos TCCs serão muito interessantes, pois os trabalhos envolvem assuntos que tratam do desenvolvimento da região serrana. Entre os orientadores, estão os professores do Mestrado em Educação da UNIPLAC, doutores Geraldo Augusto Locks, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Geraldo Rosa, Marina Arruda e Lucia Ceccato, e mais o Dr. Luiz Pfleger, os mestres Munir Salet e Abel Varella, e, ainda, o mestrando Kaio Amarante.
Toda a comunidade acadêmica da UNIPLAC está convidada a assistir as apresentações dos alunos deste exitoso programa que, sob a sigla PROESDE, está sediado no PPGE da UNIPLAC.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Bolsas de pós-graduação serão reajustadas em julho


Os presidentes da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) anunciaram nesta sexta o valor do reajuste das bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pelas duas agências.
Durante o 23° Congresso Nacional de Pós-Graduandos, em São Paulo, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, informou que o aumento será dado em duas parcelas. O primeiro reajuste será de 10% a ser pago a partir de julho.
Os benefícios estavam congelados desde 2008. Atualmente, o valor da bolsa de mestrado é R$ 1,3 mil e a de doutorado, R$ 1,8 mil.
Segundo Oliva, a segunda parcela do reajuste será paga no início de 2013, com um índice ainda a ser definido.
O presidente do CNPq disse que o próximo aumento irá corrigir a inflação do período. Entretanto não explicou se o aumento irá cobrir a inflação acumulada do período em que as bolsas ficaram sem reajuste (2008-2012) ou apenas de 2012 para 2013.
A assessoria de comunicação do órgão também não confirmou essa informação.
"Há um compromisso assumido pelos nossos ministros [da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, ministérios aos quais a Capes e o CNPq estão vinculados] de que no início de 2013 vamos completar esse aumento com a inflação corrigida porque vamos incluir isso no Projeto de Lei Orçamentária de 2013", explicou o presidente do CNPq.
A ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos) reivindicava uma correção de 40% no valor dos benefícios. Mas para a presidenta da entidade, Elisangela Lizardo, o reajuste é uma boa notícia, ainda que não atenda às expectativas dos estudantes. "Comemoramos a vitória do reajuste e apresentamos, imediatamente, a nossa pauta. Continuaremos reivindicando o aumento necessário no nosso cálculo para melhorar as condições de desenvolvimento da nossa pesquisa".
Em 2011, a Capes distribui 71 mil bolsas de mestrado e doutorado e o CNPq mais 20 mil.

terça-feira, 1 de maio de 2012


Acesse já: Projeto Brasiliana Eletrônica


Um projeto espetacular está em andamento no Rio de Janeiro. Trata-se do “Projeto Brasiliana Eletrônica”, que vem digitalizando toda a famosa “Coleção Brasiliana”, que reunia 415 volumes, editados de 1931 a 1993 pela Companhia Editora Nacional. O acervo está em fase de digitalização e será exibido no web site <http://www.brasiliana.com.br/> com acesso livre e gratuito.
Este Projeto institucional é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ministério da Educação - Secretaria de Ensino à Distância, Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Fundação Universitária José Bonifácio  (FUJ).
No final de abril, o programa já cadastrou 84 autores e 119 obras, representando 44.647 páginas.
No futuro próximo, outras obras significativas sobre o Brasil, que não figuraram no universo da Brasiliana, serão acrescidas ao conjunto, enriquecendo ainda mais o alcance do trabalho.
No portal Brasiliana Eletrônica, esses livros são oferecidos ao público de dupla forma - como fac-símiles da primeira edição, para serem analisados na feição como vieram à luz, e como textos normalizados e de ortografia atualizada, passíveis de serem editados, selecionados, transcritos e transpostos ("recortados, copiados e colados", no jargão da informática), respeitadas as regras de citação, para estudos, textos, pesquisas e trabalhos escolares e acadêmicos que, felizmente, só fazem crescer no país.
O portal vai se constituir, assim, numa poderosa ferramenta de difusão e democratização de conhecimentos sobre o Brasil, fazendo chegar a amplas camadas da população um portentoso volume de informação e reflexão, até aqui restrito às paredes das bibliotecas.
Inclui o projeto a apresentação de estudos críticos sobre as principais obras da Coleção, bem como de biografias intelectuais de seus autores, encomendados aos mais renomados especialistas brasileiros. A escolha dos nomes que assinarão esses trabalhos caberá ao Comitê Editorial, integrado por cinco destacados docentes da UFRJ. Na segunda fase, um Conselho Científico, congregando 50 expoentes acadêmicos de todas as regiões do país, irá definir a inclusão de novas obras ao projeto.