DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

terça-feira, 31 de julho de 2012

Nova Plataforma Lattes ganha sistema para impedir fraudes


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a nova Plataforma Lattes com sistema mais seguro para impedir a criação de currículos fictícios e outros tipos de fraudes. O anúncio do novo sistema foi feito durante a 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A plataforma reúne currículos de estudantes e pesquisadores e dados de grupos e instituições de pesquisa do país.

De acordo com presidente do CNPq, Glaucius Oliva, a plataforma agora tem abas em que a comunidade científica poderá registrar informações sobre inovação, educação e popularização da ciência e tecnologia. A informação de patentes e registros ganhou módulo específico. "As informações disponibilizadas deixam de ser somente declaratórias e acrescentam o elemento de confiabilidade aos dados”, afirmou.

Entre as inovações, está a integração direta da plataforma com o banco de dados internacional do Instituto para Informação Científica (ISI). O sistema fará uma verificação automática dos artigos publicados no periódico indexado pelo instituto, impedindo a citação de material que ainda não foi publicado. Na aba sobre patentes, o pesquisador poderá incluir o número de patentes registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Desta forma, ao lado da patente indicada, aparecerá o símbolo de certificação do instituto.

Segundo o presidente do CNPq, com a introdução das novas funções, os critérios de avaliação de projetos da instituição passam a considerar o mérito científico do projeto, a relevância, originalidade e repercussão da produção científica, a formação de recursos humanos, a contribuição científica, tecnológica e de inovação (incluindo patentes), a inserção internacional da pesquisa, a contribuição em educação e popularização da ciência entre outros quesitos.

http://exame.abril.com.br/

sábado, 28 de julho de 2012

Livro traça panorama da alfabetização no Brasil


Está disponível para download gratuito o livro Alfabetização no Brasil: uma história de sua história, lançado pela Cultura Acadêmica Editora e organizado por Maria do Rosário Longo Mortatti, professora da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Marília.

A obra apresenta um conjunto das reflexões desenvolvidas durante o 1º Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, realizado entre 8 e 10 de setembro de 2010 com a finalidade de congregar teóricos e grupos de pesquisa que desenvolvem trabalhos sobre a história da alfabetização.

Segundo Mortatti, a publicação surge num contexto em que a História da Educação se consolida como um campo do conhecimento no Brasil. Pesquisadores vinculados a diferentes programas de graduação se dedicam ao tema, com ênfase nos séculos 19 e 20, em diferentes contextos regionais e com base em diferentes fontes documentais, vertentes teóricas e abordagens metodológicas.

O objetivo do livro é oferecer uma grade de compreensão daquilo que vem sendo produzido no Brasil nos últimos anos na área. A publicação pode ser acessada em: www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/alfabetizacao.pdf.

http://agencia.fapesp.br/15938

terça-feira, 24 de julho de 2012

Analfabetos na Universidade? Chi!


Sempre se soube que um dos principais entraves ao crescimento do Brasil é o gargalo educacional. Novas pesquisas, porém, revelam que o problema é muito mais grave do que se supunha. A mais recente, elaborada pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa, mostrou que 38% dos estudantes do Ensino superior no País simplesmente "não dominam habilidades básicas de leitura e escrita".

O Indicador de Analfabetismo Funcional, que resulta desse trabalho, não mede capacidades complexas. Ele é obtido a partir de perguntas relacionadas ao cotidiano dos estudantes, como o cálculo do desconto em uma compra ou o trajeto de um ônibus. Mesmo assim, 38% dos pesquisados não atingiram o nível considerado "pleno" de Alfabetização, isto é, não conseguem entender o que leem nem fazer associações com as informações que recebem.

Para os autores da pesquisa, resumida pelo jornal “Estadão”(16/7/2012), os resultados indicam que o notável aumento da Escolarização verificado nas últimas décadas ainda não se traduz em desempenho minimamente satisfatório em habilidades básicas, como ler e escrever, e isso num ambiente em que essas etapas do aprendizado já deveriam ter sido plenamente superadas, isto é, nas universidades.

A "popularização" do Ensino superior, com a abertura indiscriminada de faculdades ávidas por explorar um público de baixa Escolaridade - que não consegue ingresso nas universidades de prestígio, mas sabe que o diploma é uma espécie de "passaporte" para melhorar o salário -, é vista como um dos fatores principais do fenômeno. Essas Escolas, concluem os especialistas, se adaptaram confortavelmente a um mercado consolidado, e só reagirão diante da exigência sistemática por melhor qualidade, que deve vir do governo e dos próprios Alunos.

No entanto, o tempo para a reversão desse quadro é curto. O sentido de urgência se dá diante do desafio de colocar o Brasil entre os países mais competitivos do mundo, ante o encolhimento dos mercados por conta da crise.

Fonte: http://www.estadao.com.br/


Educação Física: Valorização do professor habilitado


As atividades de Educação física nas Escolas somente poderão ser ministradas por profissionais qualificados na área. Essa é a proposta do Projeto de Lei do Senado (PLS) 103/2012, do senador Ivo Cassol (PP-RO), que está pronto para ser analisado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A matéria será apreciada em caráter terminativo pela CE.

A intenção do projeto é assegurar que apenas Professores capacitados ministrem aulas de Educação física nas Escolas. Atualmente, de acordo com a Lei de Diretrizes Básicas de Educação (LDB), o Professor de Educação física deve ter nível superior para dar aula a Alunos dos anos finais do Ensino fundamental e do Ensino médio. Mas, para Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino fundamental, aceita-se que as aulas sejam dadas pelo Professor titular da turma, formado em Pedagogia, mas sem formação específica em Educação física.

Relator da proposta na comissão, o senador Benedito de Lira (PP-AL) deu parecer favorável à matéria, concordando que, não importando a série, todos os Alunos precisam de um Professor devidamente qualificado em Educação física. Caso contrário, corre-se o risco de comprometer a saúde das crianças, avalia. O senador explica ainda que os cursos de Pedagogia não abordam o Ensino da Educação física com a mesma profundidade de outras disciplinas.

Fonte: http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/home/index. html

quinta-feira, 19 de julho de 2012

II CLABES em novembro


A II Conferencia Latino Americana sobre Abandono na Educação Superior
se realizará em Porto Alegre, nos dias 8 e 9 de Novembro de 2012,
na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
O Evento é realizado pelo Projeto Alfa GUIA (Gestión Universitaria Integral del Abandono),
no qual a PUCRS participa, juntamente com outras 20 Instituições de Educação Superior
de distintos países da América Latina e Europa.
Prazo para envio de resumos prorrogado até 06/08/2012
Para maiores informações, visite o site do evento:
www.clabes2012-alfaguia.org.pa

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Vagas para Alunos Especiais em Curso de Mestrado


Universidade do Planalto Catarinense
EDITAL nº 098/2012
Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Educação

Juliano Augusto Nascimento Leite, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Magali de Fátima Moreira da Silva, Secretária Acadêmica da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, no uso de suas atribuições, abrem inscrições para processo seletivo na categoria de Aluno Especial do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Educação.
1. DAS VAGAS PARA ALUNO ESPECIAL
1.1. Serão disponibilizadas 05 (cinco) vagas para aluno especial, na disciplina de Laboratório de Produção Científica, no segundo semestre de 2012.
2. DO INVESTIMENTO E DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
2.1. O pagamento à vista será de R$ 3.360,00 (três mil, trezentos e sessenta reais) ou, no máximo, em 3 parcelas de R$ 1.120,00 (um mil, cento e vinte reais), com boleto bancário.
3. DAS INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO
3.1. As inscrições poderão ser efetuadas no período de 09/07/2012 a 01/08/2012.
3.2. Para inscrever-se, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico na página da Uniplac www.uniplac.net
3.3. Em seguida, deverá pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), no Banco Santander, por meio do boleto bancário gerado pelo sistema.
3.4. A inscrição no processo seletivo para aluno especial deve ser completada, mediante apresentação dos documentos listados a seguir, pessoalmente, na Secretaria de Pósgraduação.
3.5- O candidato não deverá possuir pendências financeiras com a Fundação Uniplac. Observação: o candidato que tiver concorrido ao edital 103/2011, para aluno regular, e não tiver obtido aprovação, poderá concorrer a uma vaga como aluno especial, ficando dispensado de apresentar a documentação abaixo, com exceção da carta de intenções, que deverá ser apresentada por todos os candidatos.
4. DA DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
• Cédula de identidade (fotocópia).
• Cadastro de Pessoa Física – CPF (fotocópia).
• Certidão de nascimento ou casamento (fotocópia)
• Diploma de curso superior (fotocópia).
• Duas fotos (3 x 4) recentes.
• Curriculum lattes atualizado.
• Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição.
• Carta justificando o interesse no Mestrado em Educação e a preferência pela disciplina, bem como a temática que gostaria de pesquisar no futuro (o texto não deverá superar uma página).
Observação: Apresentar os documentos originais para autenticação das fotocópias na Secretaria de Pós-graduação, pessoalmente ou por procuração.
5. DO PROCESSO SELETIVO
5.1 - A seleção, de caráter eliminatório, será realizada pela análise da documentação e entrevista.
5.2 - No caso de o número de inscritos ultrapassar o limite de vagas oferecidas, os alunos submeter-se-ão também a entrevistas com a Comissão de Seleção, que será realizada no dia 02/08/2012, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
6. DA PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS
Os resultados finais estarão disponíveis no dia 03/08/2012, a partir das 18h, no mural da Secretaria de Pós-graduação e no site da Uniplac.
7. DA MATRÍCULA
7.1. A matrícula deverá ser realizada no dia 06/08/2012, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Secretaria de Pós-graduação.
7.2.Para efetuar a matrícula, o candidato selecionado na categoria de Aluno Especial deverá dispor do horário previsto para a disciplina.
8. DO INÍCIO DAS AULAS E DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
8.1. As aulas serão ministradas nas segundas-feiras, no horário das 14h00 às 17h30min.
8.2 - Poderão ocorrer alterações desde que sejam realizadas em comum acordo com os participantes.
Lages, 09 de julho de 2012.
Magali de Fátima Moreira da Silva
Secretária Acadêmica
Juliano Augusto Nascimento Leite
Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Faculdades usam programas de computador para descobrir plágio em trabalhos de alunos


As universidades estão buscando alternativas na tecnologia para driblar fraudes em trabalhos acadêmicos. Com programas instalados no computador, já é possível submeter às atividades dos estudantes a’ um leitor digital, que procura em bancos de dados trechos que já foram escritos por outras pessoas.

Tudo isso para barrar o plágio, tão temido pelos professores e ainda muito praticado em faculdades por todo o País, seja com a cópia de trechos de outros trabalhos ou com a reprodução de ideias como se fossem de própria autoria.

Na Universidade Católica do Rio de Janeiro, o responsável pela fiscalização é o programa Ephorus, que lê as atividades no computador e identifica trechos copiados. De acordo com o vice-reitor acadêmico, José Ricardo Bergmann, apenas as teses da pós-graduação e trabalhos de conclusão de curso passam pela análise digital.

- "O ideal é que os professores orientadores identifiquem essas situações na leitura e no acompanhamento do trabalho, evitando que a atitude acontece ao longo do curso. O software atua como medida de segurança antes da publicação desses trabalhos em revistas e livros científicos".

Prevenção 

Para Bergmann, entretanto, identificar o plágio é apenas o ponto final de um trabalho extenso com os alunos sobre a questão dos direitos autorais.

- "Os estudantes precisam ter consciência de que o que está sendo feito é o trabalho de formação. O que deve prevalecer é a ideia original que ele desenvolveu. Não adianta estudar e fazer o plágio, pois esse é um investimento da vida jogado fora".

Na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), também no Rio de Janeiro, a prevenção de plágio é feita pelo programa Safe Assign, que procura sequências de texto semelhantes na web e, ao final, apresenta um relatório com o percentual encontrado e suas fontes.

Segundo Luciano Tardin, professor da pós-graduação da instituição, apesar do uso do sistema digital, o objetivo principal não é identificar fraudes.

- "Não trabalhamos cotidianamente isso, mas entendemos que os alunos estão inseridos em um contexto sócio cultural que, cada vez mais, transporta para o ambiente real formas de interação e hábitos do meio digital. Compartilhamento, coautoria, apropriação, plágio e acima de tudo ética, são ideias que têm de ser discutidas nas aulas em função da construção do conhecimento".

Nas duas instituições a punição pode variar desde a realização de um novo trabalho até a obrigação de reprovar o semestre e cumpri novamente a disciplina.

Medidas legais 

De acordo a lei brasileira e com as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o plágio não tem nada a ver com a citação referenciada a autores, com o uso de uma dissertação ou tese como ponto de partida para a construção de uma nova teoria.

Segundo o vice-reitor da PUC-RJ, o aluno precisa entender que a citação de um autor no trabalho é importante e faz a diferença, mostrando que o aluno leu artigos referentes ao tema. Mas, para estar de acordo com as regras da universidade, é preciso citar quem disse, onde e quando foi publicado.

Quem for pego plagiando pode sofrer processos no âmbito civil e penal, pegando até três anos de prisão.

Fonte: http://noticias.r7.com/educacao/noticias/faculdades-usam-programa s-de-computador-para-descobrir-plagio-em-trabalhos-de-alunos-20120711.html

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Revista de Educação do PPGE da FURB


O Conselho Editorial da “Atos de Pesquisa em Educação”, revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB), com ISSN 1809-0354, ao lançar agora o volume 7, número 2 (maio/agosto de 2012), publicou orientações para seu público:

1) O próximo número  (v. 7 n. 3)  da  Revista  terá como tema  EDUCAÇÃO E MÚLTIPLOS
LETRAMENTOS.  Está aberta, até 30/08/2012, a chamada para  publicações.
2) Em  comemoração aos “21 anos” do PPGE/ME/FURB a Revista lançará um  número especial, cuja  temática é A PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA.  A chamada para publicações  está aberta até 30/09/2012. A publicação deste número está prevista para dezembro de 2012.
3) Com base em suas políticas de seção, o periódico especializado a ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO permanece sempre aberto à demanda contínua dos colaboradores.
4) Em  função da intensa demanda,  com vistas a ampliar o espaço de interlocução com os pares e  no firme propósito de contribuir para  o avanço da área da Educação, esta revista poderá alterar a sua periodicidade em 2013, passando a ser publicada trimestralmente.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

FAPESC lança novo Edital Universal


A Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) acaba de lançar o Edital 04/2012 Universal.
Esta Chamada Pública é inovadora em relação às edições anteriores. Ela se diferencia principalmente pela aplicabilidade efetiva ou potencial das pesquisas nos setores privado, público ou misto, na contribuição, direta ou indireta, à formulação de políticas públicas, ao avanço do conhecimento e à melhoria da qualidade de vida da população catarinense. O seu caráter social se evidencia, também, ao enfatizar o fomento a pesquisas orientadas para o desenvolvimento regional em mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e por objetivar resultados macroeconômicos e ambientais.
Podem concorrer projetos das diversas áreas do conhecimento que apresentem novas temáticas ou abordagens face a pesquisas financiadas em chamadas públicas anteriores da FAPESC e ao estado-da-arte, a serem levantadas e apresentadas pelo proponente. Mestres e Doutores vinculados a instituição de ensino e ou pesquisa com sede no Estado de Santa Catarina podem submeter proposta de pesquisa que será classificada segundo os requisitos e critérios expressos nesta Chamada.
Para concorrer à esta Chamada Pública, o interessado deverá preencher a proposta via formulário eletrônico da Plataforma FAPESC de CT&I, disponível no site http://www.fapesc.sc.gov.br. As propostas devem ser submetidas no período de 07 de julho até às 23h59min do dia 20 de agosto de 2012.

Estudantes gaúchos vendem papel e compram livros para biblioteca


Com o projeto As Pequenas Ações Transformam Vidas, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rafael Pinto Bandeira, de Vila Lângaro, município a 327 quilômetros de Porto Alegre, estão cada vez mais comprometidos com a preservação do meio ambiente. Eles desenvolvem várias atividades, como coletar e vender plástico e papel. Com os recursos obtidos, compram livros para a biblioteca da escola.

"O objetivo é tornar o meio ambiente cada vez melhor e os alunos, comprometidos com a vida, a natureza e a melhoria dos ambientes com os quais convivem”, explica a diretora da escola, Ana Cristina Bassegio. Criado em 2009, o projeto é resultado de parceria com a secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Interdisciplinar, tem a participação de estudantes desde a educação infantil até o nono ano (oitava série) do ensino fundamental.

Durante as aulas de matemática, os estudantes aprendem a resolver problemas a partir dos dados obtidos com a pesagem do material coletado. Nas de ciências, a separar o lixo orgânico do seco, pilhas e vidros. E nas de português, produzem textos sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Segundo Ana Cristina, a principal finalidade do projeto é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e a atuar na realidade socioambiental, comprometidos com a vida e o bem-estar de cada um e da sociedade. "A consciência da preservação ambiental traz para a vida dos alunos interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis para um desenvolvimento de valores, atitudes e posturas éticas”, diz a diretora, que está no cargo há dois anos. Formada em letras, ela tem especialização em interdisciplinaridade.

Conscientização — A escola também promove campanhas de conscientização sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. São propostos temas sobre a questão ambiental em palestras e gincanas culturais, nas quais os estudantes criam brinquedos e jogos pedagógicos com material reciclado. Em 31 de maio último, foi realizado o Dia do Desafio. Professores e estudantes participaram de uma caminhada para recolhimento do lixo no trajeto que dá acesso a escola, na área rural do município.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/jornal.html
Fonte: Jornal do Professor - Ana Júlia Silva de Souza

quinta-feira, 5 de julho de 2012

O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM AS DIRETRIZES CURRICULARES?


As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Atualmente, existem diretrizes gerais para a Educação Básica. Cada etapa e modalidade da dela (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) também apresentam diretrizes curriculares próprias. A mais recente é a do Ensino Médio.

As diretrizes buscam promover a equidade de aprendizagem, garantindo que conteúdos básicos sejam ensinados para todos os alunos, sem deixar de levar em consideração os diversos contextos nos quais eles estão inseridos.

O que são e qual é a função das diretrizes curriculares?
As Diretrizes Curriculares Nacionais são um conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica que orientam as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas.

As DCNs têm origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que assinala ser incumbência da União "estabelecer, em colaboração com os estados, Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum".

O processo de definição das diretrizes curriculares conta com a participação das mais diversas esferas da sociedade. Dentre elas, o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de docentes, dirigentes municipais e estaduais de ensino, pesquisadores e representantes de escolas privadas.

As diretrizes curriculares preservam a autonomia dos professores?
As diretrizes curriculares visam preservar a questão da autonomia da escola e da proposta pedagógica, incentivando as instituições a montar seu currículo, recortando, dentro das áreas de conhecimento, os conteúdos que lhe convêm para a formação daquelas competências explícitas nas DCNs.

Desse modo, as escolas devem trabalhar os conteúdos básicos nos contextos que lhe parecerem necessários, considerando o perfil dos alunos que atendem, a região em que estão inseridas e outros aspectos locais relevantes.

Quais são as diferenças entre as diretrizes curriculares e os parâmetros curriculares?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são diretrizes separadas por disciplinas elaboradas pelo governo federal e não obrigatórias por lei. Elas visam subsidiar e orientar a elaboração ou revisão curricular; a formação inicial e continuada dos professores; as discussões pedagógicas internas às escolas; a produção de livros e outros materiais didáticos e a avaliação do sistema de Educação. Os PCNs foram criados em 1997 e funcionaram como referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular da escola até a definição das diretrizes curriculares.

Já as Diretrizes Curriculares Nacionais são normas obrigatórias para a Educação Básica que têm como objetivo orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino, norteando seus currículos e conteúdos mínimos. Assim, as diretrizes asseguram a formação básica, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), definindo competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Quais são as diferenças entre as diretrizes curriculares e as expectativas de aprendizagem (direitos de aprendizagem)?
As expectativas de aprendizagem definem o que se espera que todos os alunos aprendam ao concluírem uma série e um nível de ensino. Elas foram previstas pelo CNE nas diretrizes gerais da Educação Básica.

Diferentemente das diretrizes, que são mais amplas e genéricas, as expectativas contemplam recomendações explícitas sobre os conhecimentos que precisam ser abordados em cada disciplina. Contudo, as expectativas de aprendizagem não configuram uma listagem de conteúdos, competências e habilidades, mas sim um conjunto de orientações que possam auxiliar o planejamento dos professores, como materiais adequados, tempo de trabalho e condições necessárias para colocá-lo em prática. No momento, as expectativas de aprendizagem (direitos de aprendizagem) estão em discussão no MEC.

Onde consultar mais informações sobre as diretrizes curriculares?
O site do MEC possui uma página sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1299 2:diretrizes-para-a-educacao-basica&catid=323

Fonte: http://www.todospelaeduc acao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/23209/o-que-sao-e-para-que-servem-as-di retrizes-curriculares/
In: http://www.camposebravo.com.br/noticias.asp?cod=4128

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Yalin ingressa em Doutorado na UDESC


A jovem professora - Mestre em Educação - YALIN BRIZOLA YARED, egressa do PPGE/UNIPLAC (Turma 2009), sob orientação do prof. Geraldo Augusto Locks, acaba de ser aprovada no concorrido processo seletivo para ingresso na primeira turma do Programa de Doutorado em Educação da UDESC, em Florianópolis.
 "A compreensão de docentes médicos e não médicos de Cursos de Graduação em Medicina sobre a sexualidade humana" é o tema de seu projeto de pesquisa para o doutoramento. A jovem Yalen classificou-se entre os oito doutorandos selecionados, neste concurso que teve mais de 70 candidatos.
A informação chegou à UNIPLAC no dia 4 de julho. O PPGE, pela sua coordenação, orientação e demais professores, parabeniza a acadêmica e sente-se orgulhoso por este importante momento da trajetória desta acadêmica e por mais esta comprovação positiva de seu trabalho.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Cinco qualificações em dois dias

O Exame de Qualificação do Trabalho Acadêmico de um mestrando é um momento ímpar na carreira docente. É quando ele submete a uma banca de doutores examinadores a sua proposta de pesquisa e dissertação, que ele defenderá ao final da sua participação no Programa de Mestrado. Nesta semana, em dois dias, foram realizados cinco exames.

A banca examinadora de Neusa Zangelini

A banca examinadora de Samara Loregian


A mestranda Neusa Zangelini apresentando sua obra

Samara Arruda Loregian na apresentação do seu trabalho


Bom público assistiu as bancas dos dias 2 e 3 de julho na UNIPLAC

segunda-feira, 2 de julho de 2012

PPGE agenda mais Bancas de Qualificações


Aline Dallazem qualificará seu projeto de pesquisa “Trajetórias e escolhas profissionais de egressos licenciados em Música: panorama da inserção e atuação na Educação Básica”, orientada pela profª Drª Ana Maria Netto Machado.
Participará da banca como membro externo Dr. Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo (PPGMUS da UDESC), mais os membros internos do PPGE da UNIPLASC, professores drs. Maria de Lourdes Pinto de Almeida e Ludimar Pegoraro (suplente). O evento será às 10 horas da manhã do dia 9 de julho.

Às 10 horas da manhã do dia 18 de agosto, o tema “Educação ambiental e arte educação: relação possível na formação inicial de professores de artes visuais na Universidade do Contestado – Curitibanos-SC”“ será apresentado pela mestranda Ligia da Silva Martins, orientada pelas professoras drªs. Lúcia Ceccato de Lima e Carmen Fornari Diez.
Representarão o PPGE da UNIPLAC na banca os professores drs. Maria P. de Arruda (titular) e Nilson Thomé (suplente). O convidado para atuar como examinador externo, será o Dr. Antonio Fernando Silveira Guerra (UNIVALI)

Sob orientação e presidência na banca do prof. Dr. Ludimar Pegoraro, o mestrando Kaio Henrique Coelho do Amarante qualificará sua dissertação no dia 21 de agosto, às 10 horas da manhã.
A mesa será constituída pelo convidado externo prof. Dr. Amarildo Trevisan ((UFSM)  e pelos professores drs. Nilson Thomé (titular) e Carmen Fornari Diez (suplente) da UNIPLAC.

Ainda no dia 21 de agosto, às 14h30min, o aluno Arlindo Alberton apresentará seu trabalho de pesquisa “As práticas do ensino de filosofia no ensino médio das regiões de Curitibanos e Lages”.
Sua orientadora profª Drª Carmen Fornari Diez presidirá a banca, também formada pelo convidado Dr. Jorge Luiz Viesnteiner, da PUC/PR, e pelos representantes da UNIPLAC, profs. Drs. Maria de Lourdes Pinto de Almeida e Geraldo Rosa.

A primeira banca do dia 23 de agosto, às 9 horas da manhã, será formada pelo professor Dr. Lino Castelanni (da UNICAMP) – via web – mais os professores doutores Nilson Thomé e Ludimar Pegoraro, ambos da UNIPLAC, e a orientadora profª Dª Carmen Lúcia Fornari Diez
Na oportunidade, o mestrando Ernesto Franzoi qualificará sua dissertação “Diáspora’ da escola de educação básica Sólon Rosa”.

Na continuação, às 11 horas do mesmo dia 23 de agosto, o aluno Júlio Cesar Ribeiro qualificará seu trabalho “A educação física na educação infantil das escolas públicas das regiões de Lages e Curitibanos.
Via web, atuará como professor externo convidado o Dr. Lino Castelanni, da UNICAMP. A banca contará ainda com o Dr. Nilson Thomé (titular) e o Dr. Ludimar Pegoraro (suplente), em nome da UNIPLAC.

Paula Clarice Santos Grazziotin de Jesus, orientada pela profª Drª Ana Maria Netto Machado, será a aluna que qualificará sua dissertação, dia 27 de agosto às 9h30min, sob o título “Escrever na Educação Superior: caminhos para autoria na graduação”, a ser submetida à banca examinadora às horas do dia de agosto.
Na banca, estarão atuando também a professora Dra. Obdália Ferraz (UNEB) e o professor Lucídio Bianchetti (UFSC) como membros externos. Pela UNIPLAC, o Dr. Ludimar Pegoraro (titular) e o Dr. Nilson Thomé (suplente).

Para as 10 horas da manhã do dia 30 de agosto, está marcado o exame de qualificação da mestranda Zuleide Demétrio Minatti, que apresentará seu projeto de pesquisa em andamento, versando sobre os desafios da formação do professor para atuar na Educação a Distância em cursos de Pedagogia nas Universidades de Santa Catarina.
A Mesa avaliadora será presidida pelo seu orientador, prof. Dr. Nilson Thomé, contando com a participação do convidado externo, Dr. Leandro Pinheiro (UFRGS) e pelas representantes do PPGE da UNIPLAC, professoras doutoras Marina P. de Arruda (titular) e Lúcia Ceccato de Lima (suplente).

No mesmo dia 30 de agosto, às 14 horas acontecerá o exame de qualificação da mestranda Eliane Santana de Liz Souza, que apresentará sua pesquisa “Por uma gestão humanizada: desafios e dilemas da formação profissional do SENAC”, sob orientação da profª Drª Marina P. de Arruda.
A banca examinadora será formada também pelo professor convidado, Dr. Leandro Pinheiro, da UFRGS, e pelo professor da UNIPLAC, Dr. Nilson Thomé (titular), sendo suplente a profª Drª Lúcia Ceccato de Lima

No dia 31 de agosto, às 13h30min, será a vez da aluna Andréia Valéria de Souza Miranda qualificar sua dissertação, que tem por título “O cuidador familiar do portador de transtorno mental: educar para a compreensão humana”, trabalho em elaboração que está sendo orientado pela prof. Drª Marina Patricio de Arruda.
A constituição da banca examinadora prevê mais a participação dos professores convidados Dr. Jonas Salomão Spricigo, da UFSC, e a Drª Sonia Melo, da UDESC. Pela UNIPLAC estarão na Mesa os professores Dr. Geraldo Locks (titular) e a Drª Lúcia Ceccato de Lima (suplente).