DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Biblioteca Nacional lança Hemeroteca Digital


A Biblioteca Nacional acaba de lançar a Hemeroteca Digital Brasileira http://hemerotecadigital.bn.br/, um portal com cinco milhões de páginas digitalizadas de periódicos brasileiros -jornais, revistas, anuários e boletins, entre outros -, muitos raros ou extintos. O financiamento de R$ 6 milhões da FINEP proporcionou a compra dos equipamentos e a contratação de pessoal para criação e manutenção.

No novo serviço via internet, usuários de qualquer parte do mundo passam a ter acesso, inteiramente livre e sem qualquer custo, a publicações que incluem desde os primeiros jornais criados no país – como o Correio Braziliense e a Gazeta do Rio de Janeiro, fundados em 1808 – a jornais extintos no século XX, como o Diário Carioca e Correio da Manhã, ou que não circulam mais na forma impressa, caso do Jornal do Brasil. O número de documentos à disposição no momento se multiplicará com a continuidade da reprodução digital.

Entre as publicações mais antigas e raras do século XIX estão os primeiros jornais das províncias do Império. Periódicos de instituições científicas também compõem um segmento especial do acervo já disponível. A consulta pode ser realizada por título, período, edição, local de publicação e palavra. Outra vantagem do portal é que o usuário pode imprimir as páginas desejadas.

O projeto tem apoio dos ministérios da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

http://www.finep.gov.br/imprensa/noticia.asp?cod_noticia=2983

VII Congresso Brasileiro de História da Educação


A Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), que reúne pesquisadores das diversas regiões do Brasil que apresentam os avanços de pesquisa, debatem antigos e novos temas e apontam para o necessário alargamento dos campos teórico e empírico, se reunirá em Cuiabá, Centro Geodésico da América do
Sul, em plena região Centro-Oeste, nos dias 20 a 23 de maio do ano de 2013.

Circuitos e fronteiras serão os grandes eixos em torno dos quais se aglutinarão as conferências, mesas redondas e comunicações. Lembramos que o prazo para submissão de resumos é até dia 10 de setembro de 2012.

Viola de Cocho, Cururu, Siriri, Festas de São Benedito e do Divino e uma diversidade de sabores, odores e energias regionais aguardam os congressistas. Sejam bem-vindos à parte mais central da América do Sul e à Universidade Federal de Mato Grosso/Instituto de Educação.

Maiores informações: www.ufmt.br/cbhe7

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Livro com coletânea de artigos de egressos do PPGE


A coletânea “Toc! Toc! Toc! Eu quero entrar! Conhecimento e reconhecimento de egressos do stricto sensu e transformação social”, composta por artigos dos onze primeiros egressos do Programa de Mestrado em Educação da UNIPLAC, organizada pela Profa. Ana Maria Netto Machado e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina –FAPESC, será lançada na próxima segunda-feira, dia 03 de setembro, às 18h45.
No evento também será realizado o Fórum Compartilhado de Formação e Pesquisa, com a palestra "O escrever, o ensino e/a (da) pesquisa na universidade: desafios propulsores e inibidores", com Prof. Dr. Lucídio Bianchetti (PPGE/UFSC).
Toda a comunidade acadêmica e comunidade em geral é convidada a participar. Os egressos do Programa de pós Graduação Strictu Senso em Educação da UNIPLAC são convidados especiais e, identificados, ganharão um exemplar autografado da coletânea. Todos os participantes receberão certificado ao final das atividades.

Esta informação foi colhida no link de notícias do site da UNIPLAC.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Revista de Cultura Política: RECADO


Caros colegas,
Até o dia 30 de outubro de 2012, está aberta a chamada de artigos para o Número 2 Volume 2 de Crítica e Sociedade: revista de Cultura Política, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia.
A proposição de artigos e resenhas pode ser feita por meio do site - http://www.seer.ufu.br/index.php/criticasociedade
Aproveitamos a oportunidade para divulgar o lançamento do Número 1 Volume 2, disponível no mesmo site, cujo sumário apresentamos abaixo:
Artigos:
LOS TRABAJADORES EN LA ARGENTINA ACTUAL: BASES Y CONTRADICCIONES DEL RETORNO DE LOS SINDICATOS A LA ESCENA POLÍTICA NACIONAL
Paula Varela
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS: O PAPEL SOCIAL DAS CORPORAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Júlio Cesar Meira
SER CIDADÃO OU ESCRAVO: REPERCUSSÕES PSICOSSOCIAIS DA CIDADANIA
Jaqueline Gomes de Jesus
TEORIA CRÍTICA E COMUNICAÇÃO: A VEIA LATENTE DO CORPO ESTRUTURAL DA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA
Katja Junqueira Bohmann
PARA PENSAR O BRASIL NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: contribuições teóricas de Florestan Fernandes
Thiago Marques Mandarino
HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E O DEBATE GADAMER-HABERMAS  
Micheline Batista
A INDUSTRIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA DINÂMICA DO CAPITALISMO CONTEMPORANEO
Sergio Antunes Almeida, Simone Wolff

Atenciosamente,
Patricia Tropia
p/ Editoria da Revista

Palestra sobre “A Formação do Enfermeiro”


C O N V I T E

Prezado (a),

É com muita satisfação que a Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado Acadêmico, juntamente com  a Coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida (GEPESVida) tem a honra de convidá-los a participar no dia 31 de agosto às 16:30h, do evento:

FOCOFORPESQ
LOCAL: Sala 3308 – CCJ/UNIPLAC
TEMA: "A Formação do Enfermeiro: Saúde Mental e a Humanização do Cuidado"
PALESTRANTE: Prof. Dr. Jonas Salomão Spricigo  (UFSC)

Aos participantes será entregue ao final, declaração de participação.

Lages, 31 de agosto de 2012.

Profa. Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida
Coordenadora do Programa de Pós-GraduaçãoStricto Sensu em Educação
Profa. Dra. Marina Patrício de Arruda
Lider do GEPESVida

sábado, 25 de agosto de 2012

Oito propostas de pesquisas ao PIBIC/CNPq


Neste mês de agosto, mais uma vez o corpo docente do Mestrado Acadêmico em Educação se organizou para participar de programas de concessão de bolsas de estudos para alunos dos cursos de graduação, propondo a participação em projetos de investigação a serem desenvolvidos no segundo semestre deste ano e no primeiro semestre de 2013.
Desta vez, os pesquisadores do PPGE apresentaram nada menos do que oito (8) propostas de pesquisas, atendendo ao Edital nº 121 da UNIPLAC. Os professores doutores Marina Patrício de Arruda, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Nilson Thomé, Geraldo Rosa e Lurdes Caron, apresentaram-se, assim, como candidatos a orientadores de alunos caso sejam contemplados na seleção.
As propostas dos doutores em Educação foram de encontro ao chamamento da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, para a seleção de alunos candidatos a  Bolsas de Iniciação em Pesquisa Científica (IC), em convênio com o CNPq, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), regulamentada pela Resolução Normativa 017/CNPq, de 06 de junho de 2006. Este programa é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico e à Iniciação à Pesquisa de estudantes de graduação do Ensino Superior.
Foram disponibilizadas  nove bolsas, no valor estabelecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo prazo de nove (9) meses. Também professores pesquisadores que atuam em outras áreas da UNIPLAC apresentaram suas propostas. O resultado da seleção a ser realizada pela Comissão designada sairá dia 31.

Nova pesquisadora recepcionada pelo PPGE


Dia 22 de agosto, a equipe do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE) da UNIPLAC reuniu-se para recepcionar festiva e oficialmente a mais nova contratada – a Dra. Lurdes Caron, ela que já está atuando no Mestrado Acadêmico em Educação desde o dia 1º de agosto, inclusive já tendo fixado residência em Lages.
A nova pesquisadora possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Vale do Itajaí (1975), mestrado em Teologia Prática pela Escola Superior de Teologia Instituto Ecumênico de Pós Graduação (1995) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). É membro do Grupo do Grupo de Assessoria e Pesquisa sobre Ensino Religioso (GRAPER/CNBB). Profa. convidada da Universidade da Região de Joinville e FURB - Blumenau. Profa. convidada - Faculdades Integradas Claretianas e UNOCHAPECÓ (2009-2010). Associada - Forum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Tem experiência na área, com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino religioso, currículo, história, formação e legislação. Faz parte do Grupo de Assessoria e Pesquisa sobre Ensino Religioso da CNBB - GRAPER (2008-2012).
A Dra. Lurdes, desde 2011 e atualmente, é professora também no Curso de CRLPER- (PARFOR), da Universidade do Contestado – Campus de Curitibanos.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Stricto sensu teve aula inaugural


A Aula inaugural do Mestrado em Educação referente ao segundo semestre de 2012 foi realizada nesta segunda-feira , dia 20, às 19h 30min, pela coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação - PPGE e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Saúde e Qualidade de Vida – GEPESVida, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac - CCJ.

O evento contou com a participação do Dr. João Luiz Oliveira Guimarães , médico, acupunturista e professor do Curso de Medicina UNIPLAC, que palestrou sobre o tema: "TE CUIDA PROFESSOR!", tratando das causas do adoecimento e da importância do cuidado com a saúde, através da de métodos e práticas usados em conjunto ou como alternativa aos tratamentos médicos convencionais; reeducação alimentar e postural, diminuição do estresse, acupuntura.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Proibida a Educação


Documentário Interessante em Educação, com "estreia" mundo Aberto Hoje e download:
 
http://www.educacionprohibida.com/
 
Proibida a Educação é um documentário que se propõe a questionar a lógica da escola moderna e da forma de compreensão da educação, tornando visíveis diferentes experiências educativas, não convencional impõe a necessidade de um novo paradigma educacional.
 
Proibida a Educação é um projeto de jovens que saíram do ponto de vista dos alunos e embarcou em uma investigação que abrange 8 países que realizam entrevistas com mais de 90 educadores de alternativas educacionais. O filme foi co-financiado por co-produtores e tem centenas de licenças livres que permitem e incentivar a cópia e reprodução.
 
Proibida Educação pretende estimular e desencadear um debate sobre a reflexão social das bases que sustentam a escola, promovendo o desenvolvimento de uma educação integral centrada no amor, respeito, à liberdade e à aprendizagem.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Locks presente em Brasília


O prof. Dr. Geraldo Augusto Locks, representante do PPGE/UNIPLAC no Observatório da Educação do Campo/Instituto do Campo/UFSC, estará participando do Seminário Nacional de Educação do Campo promovido pelo Forum Nacional da Educação do Campo - FONEC, a ser realizado em Brasília nos dias 14 a 17 de agosto.


Cerca de 100 representantes de Universidades, Organizações e Movimentos Sociais de todo o país reúnem-se para discutir as políticas públicas de educação voltadas para os povos do campo (povos indígenas, quilombolas, caiçaras, pescadores artesanais, agricultores familiares) de todo o país.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

UNIPLAC na construção da história do escotismo em Lages


Em reunião realizada na noite de 13 de agosto, na sala do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação da UNIPLAC, foi dada a largada para o desenvolvimento do projeto “História do Movimento Escoteiro no Município de Lages”, idealizado no Mestrado em Educação, em combinação com as diretorias e chefias do Grupo Escoteiro Lages e do Grupo Escoteiro Heliodoro Muniz, duas instituições irmãs que atualmente de dedicam a esta modalidade de educação não formal para a juventude lageana desde a primeira metade do século XX.
O projeto somente foi viabilizado agora, diante da interveniência da Universidade do Planalto Catarinense, que selecionou duas alunas bolsistas, dentro do que preconiza o art. 171 da Constituição Estadual, as quais atuarão pelos próximos doze meses – até julho de 2013 – junto às sedes dos dois grupos, recuperando arquivos, organizando bancos de dados de ambos, digitalizando fotos e documentos, e transcrevendo as entrevistas gravadas com escoteiros pioneiros, a partir do que já existe disponibilizado, objetivando a preservação da memória deste movimento em Lages. As alunas contempladas com substanciais bolsas de estudos receberão treinamento especial para as tarefas nos enquadramentos da História.
A iniciativa está sendo coordenada voluntariamente pelo prof. Nilson Thomé, doutor em História da Educação e fundador de um grupo escoteiro em 1960 no Meio-Oeste – integrante do corpo de pesquisadores do PPGE da UNIPLAC – ele que também está coordenando o projeto do “Centenário do Escotismo em Santa Catarina (1913-2013)”, no âmbito da União dos Escoteiros do Brasil – Região de Santa Catarina, um projeto que foi encampado pela UNIPLAC a nível estadual e que está em execução desde o ano de 2010 em 60 cidades catarinenses.
Com este apoio, a UNIPLAC dá mais uma demonstração e prova da sua caracterização como instituição comunitária, promovendo atividades em benefício das entidades do terceiro setor da comunidade de Lages e da Serra Catarinense. Afinal, modelos educacionais formal, informal ou não formal, constituem modalidades do processo cultural da sociedade como um todo, merecedores da atenção da universidade. E em Lages, em cerca de 90 anos de atuação, o escotismo já atendeu a mais de mil lageanos, de ambos os sexos e de todas as idades.

CONVITE


A coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Saúde e Qualidade de Vida - GEPESVida  tem a honra de convidá-los a participar da Aula Inaugural do 2º semestre de 2012. O evento ocorrerá no auditório do CCJ, no dia 20 de agosto às 19:30h com a participação do Dr. João Luiz Oliveira Guimarães , médico, acupunturista e professor do Curso de Medicina UNIPLAC, tema: "TE CUIDA PROFESSOR!"

Na oportunidade serão abordadas questões relativas a importância de métodos e práticas usados em conjunto ou como alternativa aos tratamentos médicos convencionais; reeducação alimentar e postural, diminuição do estresse, acupuntura.

Ótimo momento para refletirmos sobre o "cuidado de si" sem privilegiar somente o normativo mas buscando outros espaços de expansão da vida, onde o ser humano se humaniza, para enfrentar a complexidade da vida profissional. O tema desperta o interesse não só dos professores, como também de toda a comunidade acadêmica.

Aos participantes será entregue ao final da palestra declaração de participação.
Sua presença é fundamental!
 
Lages, 20 de agosto de 2012.

Profa.Dra.Maria de Lourdes Pinto de Almeida
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação
 
Profa Dra Marina Patricio Arruda
Lider do GEPESVida

domingo, 12 de agosto de 2012

Sobre livros digitais


As apostas nos livros digitais estão em alta. Grandes livrarias e editoras acreditam que os e-books ganharão espaço no mercado nacional em 2012 e 2013. As projeções mais otimistas os colocam como responsáveis por 10% do faturamento das vendas do setor em 2014. O índice em 2011 foi 0,025%. A esperança está depositada na chegada de gigantes internacionais e na produção doméstica de tablets, que poderá baratear os aparelhos.
Segundo a Câmara Brasileira do Livro (CBL), há cerca de 10 mil títulos em formato digital no País. Desses, 5.235 foram lançados em 2011, conforme pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe/USP). "A maior produção ocorreu no último período. Então, também deve haver um número significativo em 2012", diz a presidente da CBL, Karine Pansa, que não arrisca projeções. A receita com vendas de e-books foi de R$ 868 mil.
A ideia de oferecer aparelhos de leitura para impulsionar a venda de conteúdo deu certo com a Amazon, nos Estados Unidos. Desde que o Kindle, e-reader da empresa, foi lançado, em 2007, os e-books vêm ganhando mercado. Em 2011, tinham 15%, ante 6% em 2010, conforme a Association of American Publishers.
Agora, a Amazon pretende entrar no Brasil. O início das operações está previsto para o último trimestre deste ano, mas já existem negociações com empresas locais, como as distribuidoras de e-books Xeriph, que reúne cerca de 200 editoras, e DLD, formada por sete. Comenta-se, porém, que há dificuldades para fechar acordos com a multinacional, que se recusaria a aceitar peculiaridades do mercado nacional, como a divisão de receitas. A companhia foi procurada pela reportagem, mas não se pronunciou.
Otimismo à parte, o e-book ainda não decolou no País, nem deve ameaçar o livro em papel no médio prazo. Em 2011, as vendas no formato físico subiram 7,2%, em relação a 2010. Os 469 milhões de exemplares comercializados geraram faturamento de R$ 4,83 bilhões. O preço de alguns e-books também não anima. Segundo Procópio, da CBL, falta política de precificação no País. "Tem livraria que cobra o mesmo preço do impresso. Outras, 50%, 70%." Nos EUA, a versão digital custa de 30% a 40% menos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Alunos especiais


Carlos Fermino de Paulo, Juliano Branco de Moura, Paulo Afonso Ribeiro, Suzana Maria Webber Xavier, e Telma Aparecida Correia , foram os interessados aprovados no Processo Seletivo,  na categoria  de  Aluno Especial,  para participarem da disciplina de Laboratório de Produção Científica, do Programa  de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Mestrado em Eduicação, no decorrer deste segundo semestre letivo.
O Edital n. 118/2012 da pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIPLAC, já foi publicado, e os alunos selecionados iniciaram suas participações nas aulas na semana passada.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Avança regulamentação da profissão de Historiador


Desde 2009, Projeto de Lei do Senador Paulo Paim tem sido acompanhado com muito interesse pela comunidade de historiadores. Agora, observa-se que a definição está próxima
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, dia 8 de agosto, a regulamentação da profissão de historiador. A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), estabelece que a profissão será exercida por diplomados em curso de graduação, mestrado ou doutorado em História.
De acordo com as atribuições determinadas pelo projeto de lei do Senado (PLS 368/09), os historiadores poderão atuar como professores da disciplina de História no ensino básico e superior; em planejamento, organização, implantação e direção de serviços de pesquisa histórica; assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação.
- “É inegável que os historiadores não estão mais restritos, em seu trabalho, às salas de aula. São necessários e imprescindíveis em museus, centros culturais, empresas de publicidade e de turismo e são demandados, com frequência, na produção cinematográfica e nos meios de comunicação” - ressaltou a relatora, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
O projeto de lei continua tramitando.

UNIPLAC e FAPESC estreitam relações


Os professores-pesquisadores do quadro do PPGE – Mestrado Acadêmico em Educação estiveram presentes às importantes reuniões com membros da diretoria da Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina (FAPESC), realizadas na quarta-feira 8, a primeira na Reitoria da UNIPLAC e, a segunda, no CAV da UDESC, encontros dos quais participaram vários doutores e mestres que desenvolvem trabalhos de pesquisa em Lages e na Serra Catarinense.
Aqui, o objetivo principal da visita dos diretores e gerentes da FAPESC foi conhecer melhor as ações que estão sendo realizadas sob convênio com a UNIPLAC e integrar a Universidade aos polos regionais de inovação, ação que está sendo implementada com as universidades em todo o Estado de Santa Catarina.
Por outro lado, os representantes da FAPESC se estenderam sobre as modalidades de apoio do Governo Estadual ao desenvolvimento de pesquisas, de tecnologias e à inovação.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

EEB Visconde Cairu realiza amostra de fotos e documentos históricos


Em comemoração à passagem do ano do cinquentenário da sua fundação, a Escola de Educação Básica Visconde de Cairu realizará atraente evento cultural na manhã do próximo sábado, 11 de agosto, em sua sede, localizada à Rua Belizário da Silva Ramos nº 115, nas proximidades da Avenida D. Pedro II, no Bairro Vila Nova, em Lages.

Trata-se de uma exposição de fotografias históricas e de documentos de arquivo institucional, que foram coletados por atividade extra-classe dos próprios alunos, junto as famílias dos egressos deste estabelecimento de ensino público. A amostra estará aberta à visitação pública apenas na manhã de sábado, até o meio-dia.

A EEB Visconde de Cairu – entre outras – está inserida num projeto especial que vem sendo desenvolvido a partir deste ano, no âmbito do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, objetivando reconstruir a história de várias instituições escolares da Serra Catarinense. O programa, conduzido por quatro pesquisadores do PPGE da UNIPLAC,  é apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), através do PIBIC Júnior do CNPq.

Esta amostra de fotos e documentos faz parte das atividades de coleta de material para formar o banco de dados da História da Instituição Escolar, processo que mobiliza toda a comunidade interna e externa e contempla um aluno com bolsa de estudos anual.

Segundo seu diretor, Prof. Giovane Manenti, a denominação da escola homenageia o cidadão brasileiro José da Silva Lisboa, nascido em 1756, na Bahia. Ele escreveu 92 obras sobre economia, educação, direito e finanças. Foi conselheiro de D. João VI e, devido suas ações, mereceu o título de Visconde de Cairu. Consta no resumo histórico que o então Grupo Escolar Visconde de Cairu foi fundado no dia 15 de fevereiro de 1962, no Bairro Bom Jesus, e em 1971 mudou-se para o Bairro Vila Nova, endereço atual, daí em diante denominando-se Escola de Educação Básica.

Essa comunidade escolar faz parte do rol de educandários de Lages e de Curitibanos que integra o Projeto “Relação entre o desempenho de alunos de escolas estaduais das regiões sudeste e sul segundo a Prova Brasil e Censo Escolar de 2009: a formação e atuação de seus professores” que integra o Observatório da Educação é desenvolvido numa parceria entre UNICAMP, UNIPLAC, e UNOESTE.  Este amplo projeto, apoiado pelas GEREDs das SDRs de Lages e Curitibanos, tem por objetivo contribuir, com análises sistemáticas e mapeamentos das circunstâncias facilitadoras e das que interferem negativamente no processo do ensino e da aprendizagem, na perspectiva de pensar a qualidade do Ensino Fundamental, buscando elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e analisar os dados disponíveis no INEP relativos à Educação Básica para compreender as circunstâncias que são determinantes nos índices escolares medidos pelos sistemas de avaliação do INEP.

12 Bancas de qualificação De 18 a 31 de agosto


Nos quatorze dias finais de agosto, o PPGE realizará o exame de qualificação de 12 mestrandos, (quase na média de um por dia) que apresentarão seus trabalhos no rumo à dissertação de mestrado. Houve algumas alterações de datas e/ou de horários das bancas em relação ao que havia sido previsto:

Às 9 horas da manhã do dia 18 de agosto, o tema “Educação ambiental e arte educação: relação possível na formação inicial de professores de artes visuais na Universidade do Contestado – Curitibanos-SC”,  será apresentado pela mestranda Ligia da Silva Martins, orientada pelas professoras drªs. Lúcia Ceccato de Lima e Carmen Fornari Diez. Representarão o PPGE da UNIPLAC na banca os professores drs. Maria P. de Arruda (titular) e Nilson Thomé (suplente). Os convidados para atuarem como examinadores externos, serão o Dr. Joviles Trevisol (UFFS) e a Dra. Paola Zordan (UFRGS).

No dia 20 de agosto, às 14 horas, a aluna Neila Borges Foscarini apresentará seu trabalho “A avaliação do ensino superior: o ENADE na concepção de estudantes e professores dos cursos de graduação em Educação Física”. A Mesa será presidida pelo orientador, prof. Dr. Geraldo Rosa e contará com a participação de professores doutores do PPGE, Maria de Lourdes Pinto de Almeida (titular) e Geraldo Locks (suplente). Os avaliadores externos serão so profs. Dr. Lino Castelanni Filho (UNICAMP) e Dr. Lindomar Bonetti (PUC/PR).

A mestranda Vera Regina Mazureck terá sua dissertação qualificada no dia 20 de agosto, às 10 horas. O orientador, prof. Dr. Geraldo Rosa, presidirá a Banca, que contará com a participação de professores doutores do PPGE, Maria de Lourdes Pinto de Almeida (titular) e Geraldo Locks (suplente). A apresentação do trabalho “Políticas educacionais de Educação Profissional no Brasil: certificação de saberes e cidadania”, que terá como avaliadores externos os profs. Dr. Valdo Barcelos (UFSM) e Dra. Ivania Pitton (IFPR).

Sob orientação e presidência na banca do prof. Dr. Ludimar Pegoraro, o mestrando Kaio Henrique Coelho do Amarante qualificará sua dissertação no dia 21 de agosto (terça-feira), às 10 horas da manhã. A mesa será constituída pelo convidado externo prof. Dr. Amarildo Trevisan ((UFSM) e pelos professores drs. Nilson Thomé (titular) e Carmen Fornari Diez (suplente) da UNIPLAC. Também comporá a banca a profa. Dra. Marina P. de Arruda.

Ainda no dia 21 de agosto, às 14h30min, o aluno Arlindo Alberton apresentará seu trabalho de pesquisa “As práticas do ensino de filosofia no ensino médio das regiões de Curitibanos e Lages”.
Sua orientadora profª Drª Carmen Fornari Diez presidirá a banca, também formada pelo convidado Dr. Jorge Luiz Viesnteiner, da PUC/PR, e pelos representantes da UNIPLAC, profs. Drs. Maria de Lourdes Pinto de Almeida e Geraldo Rosa.

Paula Clarice Santos Grazziotin de Jesus, orientada pela profª Drª Ana Maria Netto Machado, será a aluna que qualificará sua dissertação, dia 27 de agosto (segunda-feira), às 9h30min, sob o título “Escrever na Educação Superior: caminhos para autoria na graduação”, a ser submetida à banca examinadora às horas do dia de agosto. Na banca, estarão atuando também a professora Dra. Obdália Ferraz (UNEB) e o professor Lucídio Bianchetti (UFSC) como membros externos. Pela UNIPLAC, o Dr. Ludimar Pegoraro (titular) e o Dr. Nilson Thomé (suplente).

Para as 10 horas da manhã do dia 30 de agosto (quinta-feira), está marcado o exame de qualificação da mestranda Zuleide Demétrio Minatti, que apresentará seu projeto de pesquisa em andamento, versando sobre os desafios da formação do professor para atuar na Educação a Distância nas Universidades de Santa Catarina. A Mesa avaliadora será presidida pelo seu orientador, prof. Dr. Nilson Thomé, contando com a participação do convidado externo, Dr. Leandro Pinheiro (UFRGS) e pelas representantes do PPGE da UNIPLAC, professoras doutoras Marina P. de Arruda (titular) e Lúcia Ceccato de Lima (suplente).

No mesmo dia 30 de agosto, às 14 horas acontecerá o exame de qualificação da mestranda Eliane Santana de Liz Souza, que apresentará sua pesquisa  "Tendências em desenvolvimento profissional: o gestor SENAC/SC e o desafio da gestão humanizada" 
, sob orientação da profª Drª Marina P. de Arruda. A banca examinadora será formada também pelo professor convidado, Dr. Leandro Pinheiro, da UFRGS, e pelo professor da UNIPLAC, Dr. Nilson Thomé (titular), sendo suplente a profª Drª Lúcia Ceccato de Lima.

No dia 30 de agosto (quinta-feira), às 16 horas, o mestrando Ilson Sebastião Cordeiro de Barros deverá qualificar seu projeto de pesquisa “Questões contemporâneas de currículo: estruturação curricular por competências no ensino médio do SENAI (SC)”, tendo por orientador o prof. Dr. Nilson Thomé.  Pelo PPGE, formarão a banca a profa. Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida e o prof. Geraldo Rosa. O membro externo, convidado para a banca, será o prof. Dr. Amarildo Trevisan, da UFSM.

A primeira banca do dia 31 de agosto (sexta-feira), às 10 horas da manhã, será formada pelo professor Dr. Lino Castelanni (da UNICAMP) – via web – mais os professores doutores Nilson Thomé e Ludimar Pegoraro, ambos da UNIPLAC, e a orientadora profª Dª Carmen Lúcia Fornari Diez. Na oportunidade, o mestrando Ernesto Franzoi qualificará sua dissertação “Diáspora da Escola deEducação Básica Solon Rosa”.

No dia 31 de agosto, às 13h30min, será a vez da aluna Andréia Valéria de Souza Miranda qualificar sua dissertação, que tem por título “O cuidador familiar do portador de transtorno mental: educar para a compreensão humana”, trabalho em elaboração que está sendo orientado pela prof. Drª Marina Patricio de Arruda. A constituição da banca examinadora prevê mais a participação dos professores convidados Dr. Jonas Salomão Spricigo, da UFSC, e a Drª Sonia Melo, da UDESC. Pela UNIPLAC estarão na Mesa os professores Dr. Geraldo Locks (titular) e a Drª Lúcia Ceccato de Lima (suplente).

Na continuação, às 16 horas do mesmo dia 31 de agosto, o aluno Júlio Cesar Ribeiro qualificará seu trabalho “A educação física na educação infantil das escolas públicas das regiões de Lages e Curitibanos. Via web, atuará como professor externo convidado o Dr. Lino Castelanni, da UNICAMP. A banca contará ainda com o Dr. Nilson Thomé (titular) e o Dr. Ludimar Pegoraro (suplente), em nome da UNIPLAC.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Aula inaugural dia 20


A aula inaugural do segundo semestre letivo de 2012 do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação – Mestrado Acadêmico em Educação da UNIPLAC, será realizada no próximo dia 20 de agosto, com início às 19 horas, no Auditório do CCJ.
O palestrante da noite será o professor Dr. João Luiz Guimarães de Oliveira (do Curso de Medicina), que falará sobre o tema “Te cuida professor!”. Ele estará presente a convite do GEPES Vida e do PPGE.
Para este evento, estão convidados os pesquisadores e os mestrandos das turmas de 2011 e de 2012, os egressos do programa, demais professores e alunos interessados da nossa Instituição.

Representação Discente no Colegiado


Em cumprimento ao que dispõe o Regimento do Mestrado Acadêmico em Educação, os mestrandos da Turma 2012 procederam a eleição do trio representativo do corpo discente ao Colegiado do PPGE da UNIPLAC, no encontro do dia 8 de agosto..
Como representante titular foi eleito Carlos A. Bertaiolli. Já Simone Rafaeli Pacheco foi eleita 1ª Suplente e Maribel de Amorim Pereira para 2ª Suplente.

Calendário de apresentação da produção escrita - Turma 2011


MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO
2º semestre de 2012
TURMA 2011
Disciplina: Seminário Avançado da Linha de Pesquisa e Dissertação
30 horas – 2 créditos – 10 encontros de 3 horas


Atividade:
Calendário da apresentação da produção escrita


 LINHA 1:

Professores: Maria de Lourdes Pinto de Almeida e Geraldo Rosa

DATA
ALUNOS
ARGUIDORES
27/08
Samara
Elaine
Neila e Kaio
Aline e Inez
03/09
Simone
Neila
Elaine
Arli ndo
17/09
Arlindo
Aline
Samara e Ernesto
Kaio
01/10
Paula
Inez
Vera
Ernesto
29/10
Vera
Kaio
Paula
Arlin do
05/11
Júlio
Ernesto
Paula e Simone
Meila


LINHA 2:

Professores: Lucia Cecatto de Lima e Nilson Thomé

DATA
ALUNOS
ARGUIDORES
27/08
Neusa
Fabiano
03/09
Fabiano
Eliane
17/09
Ligia
Zuleide
01/10
Eliane
Andreia
29/10
Andreia
Aidamar
Ilson
Neusa
05/11
Ilson
Zuleide
Eliane
Aidamar

(Cronograma estabelecido no encontro de 06/08)


sábado, 4 de agosto de 2012

Realizado o I Seminário do Observatório de Educação


Entre os dias 26 e 27 de julho, aconteceu em Campinas, SP, o I Seminário do Projeto Observatório de Educação, o qual é desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, tendo como coordenadora a Profª. Dra. Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira.
O Projeto ocorre em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, de Lages, na qual os trabalhos são coordenados pela Profª. Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida - Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação , e com a Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, tendo como coordenador o Prof. Dr. José Camilo dos Santos Filho, do Mestrado em Educação da referida instituição.
O projeto do Observatório de Educação é financiado pela CAPES (aprovado no edital nº 38/2010 CAPES/INEP) e dedica-se ao estudo do desempenho de escolas da região sul e sudeste do Brasil a partir do censo escolar e da prova Brasil do ano de 2009, analisando a política de avaliação por desempenho e sua relação com a qualidade da educação básica.


Durante o Seminário ocorreram Mesas Redondas com as temáticas: Fatores condicionantes do alto e do baixo desempenho escolar e Atuação dos docentes e desempenho dos alunos, além da apresentação de posteres sobre as atividades que vem sendo desenvolvidas pelo grupo de trabalho da UNIPLAC.
A participação da UNIPLAC neste projeto demonstra a interlocução da instituição com o meio acadêmico e com demais universidades brasileiras, reafirmando o compromisso da universidade com a qualidade de ensino bem como com a pesquisa científica e a produção do conhecimento. Também denota a qualidade do Programa  de Mestrado Acadêmico em Educação da UNIPLAC.


ENDIPE - Didática e Práticas de Ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade.



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

UNIPLAC no Congresso de Formação de Professores


A Universidade do Planalto Catarinense estará presente em mais evento educacional de âmbito nacional, desta vez na cidade de Campo largo (PR), onde se realizará o IV Congresso Brasileiro de Formação de Professores, dias 15, 16 e 17 de outubro próximo.

Na “Relação de Trabalhos Aprovados para Apresentação” neste vento, divulgada dia 3 de agosto pela Coordenação geral, constam quatro produções da UNIPLAC, com destaque para o PPGE – Mestrado em Educação:

- “A FORMAÇÃO DO PROFESSOR TUTOR PARA ATUAR EM EAD: UM OLHAR PARA AS INSTITUIÇÕES DE SANTA CATARINA”, por ZULEIDE DEMETRIO MINATTI e NILSON THOMÉ
- “AMBIGUIDADE DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A INSERÇÃO DO EGRESSO (LICENCIADO EM MÚSICA) NA ESCOLA”, por ALINE DALLAZEM
- “EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O DESAFIO DA INCLUSÃO DIGITAL DOS PROFESSORES”, por MARINA PATRÍCIO DE ARRUDA e ELIANE CRISTINA ARAUJO SCHNEIDER
- “UM OLHAR NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”, por ANDREIA VALÉRIA DE SOUZA MIRANDA e SIMONE TEREZINHA FELDHAUS DE SOUZA.

O evento “Congresso Brasileiro de Formação de Professores” teve início em 2003, por iniciativa da Faculdade Cenecista de Campo Largo. Os três primeiros eventos foram um sucesso pela quantidade de pesquisadores participantes, estiveram presentes pesquisadores nacionais e internacionais. O Congresso é um evento científico da área de formação de professores que tem como objetivo reunir pesquisadores nacionais e internacionais em torno de discussões de pesquisas realizadas sobre a temática do evento.

Sob a temática “O Plano Nacional de Educação 2011-2020 e a Formação de Professores”, esta quarta edição do Congresso contará com apresentação de trabalhos na forma de apresentação oral e para publicação dos trabalhos apresentados durante terá os Anais sob a forma de CD, contendo os trabalhos completos dos pesquisadores.
As inscrições foram prorrogadas até dia 10 de agosto, diante da greve dos professores do Sistema Federal de Ensino.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo site do Congresso:
http://www.facecla.com.br/congresso

Dra. Marina em evento


Representando o Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação da UNIPLAC, a Profa. Dra. Marina de Arruda (na foto, no centro)esteve em Camboriú nesta primeira semana de agosto, participando de um encontro docente no Instituto Federal de Educação.


No grupo de 70 professores participantes desta capacitação, Marina disse que foi “um momento bastante interessante, de muita troca de experiências e de conversações sobre a profissão”.

Educação e Pedagogia: problematizações


Até dia 15 de agosto poderão ser enviados trabalhos acadêmicos para o evento “Educação e Pedagogia: problematizações” - IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, promoção da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), que acontecerá na cidade de Santa Cruz do Sul (RS). E as inscrições para os educadores interessados em participar estão abertas até dia 14 de setembro.
Este evento, que está em sua 4ª edição, visa à consolidação do Programa de pós-graduação em Educação da Unisc, consituindo-se como um espaço de discussão de temas relevantes para a educação, mediante a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito do programa assim como de pesquisadores de outras instituições, promovendo intercâmbios e debates científicos e culturais.  
Além disto, considerando-se que Santa Cruz do Sul é uma das cidades pólo do Vale do Rio Pardo, deve-se considerar a importância de eventos que qualifiquem os professores da região. A realização dos dois seminários sobre infância, ambos em sua 5ª edição vem ao encontro desse objetivo de atender as demandas da região e qualificar os docentes que trabalham com educação infantil bem como discutir as políticas educacionais relacionadas à infância.
O Seminário objetiva ampliar a interlocução do Mestrado em Educação da UNISC com outros Programas de Pós-Graduação em Educação oportunizando o diálogo entre colegas professores/pesquisadores de diferentes instituições nacionais bem como consolidar o espaço de discussão em torno da temática da infância (0-12 anos) na UNISC a partir da divulgação de projetos, ações educativas, produções acadêmicas e culturais.
Para informações, acessem:
http://www.unisc.br/site/seminario_nacional_pesquisa_educacao_2012/index.html

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

PPGE encerra ciclo de qualificações da Turma 2011


No dia 20 de agosto, às 14 horas, a aluna Neila Borges Foscarini apresentará seu trabalho “A avaliação do ensino superior: o ENADE na concepção de estudantes e professores dos cursos de graduação em Educação Física”. A Mesa será presidida pelo orientador, prof. Dr. Geraldo Rosa e contará com a participação de professores doutores do PPGE, Maria de Lourdes Pinto de Almeida (titular) e Geraldo Locks (suplente).
Os avaliadores externos serão os professores Dr. Lino Castelanni Filho (UNICAMP) e Dr. Lindomar Bonetti (PUC/PR)

A mestranda Vera Regina Mazureck terá sua dissertação qualificada no dia 20 de agosto, às 10 horas. O orientador, prof. Dr. Geraldo Rosa, presidirá a Banca, que contará com a participação de professores doutores do PPGE, Maria de Lourdes Pinto de Almeida (titular) e Geraldo Locks (suplente).
O trabalho é “Políticas educacionais de Educação Profissional no Brasil: certificação de saberes e cidadania” terá como avaliadores externos os professores Dr. Valdo Barcelos (UFSM) e Dra. Ivania Pitton (IFPR)

No dia 30 de agosto, às 16 horas, o mestrando Ilson Sebastião Cordeiro de Barros deverá qualificar seu projeto de pesquisa “Questões contemporâneas de currículo: estruturação curricular por competências no ensino médio do SENAI (SC)”, tendo por orientador o prof. Dr. Nilson Thomé e co-orientadora a Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida. O membro externo da banca será o Prof. Dr. Amarildo Trevisan, da UFSM.

Com mais estas três apresentações de trabalhos, submetidos às respectivas bancas examinadoras, o Mestrado Acadêmico em Educação da UNIPLAC encerra este ciclo vitorioso com a Turma 2011. Os mestrandos, estão desenvolvendo suas pesquisas, na expectativa das defesas, algumas já em dezembro, outras no primeiro trimestre de 2013.

Início do 2º semestre


A entrada da próxima semana – dias 6 e 7 de agosto – marcará o início das aulas presenciais para as duas turmas (2011 e 2012) do nosso Mestrado Acadêmico em Educação, conforme o calendário em execução neste ano e conforme os horários de aulas das disciplinas ofertadas.
O mês de julho foi dedicado ao desenvolvimento das pesquisas, a orientações e a participações em eventos externos.
Neste mês de agosto, teremos nada menos do que mais dez qualificações de dissertações, conforme o cronograma que já publicamos aqui neste blog, com o que a turma 2011 está rigorosamente dentro das expectativas, pois a metade dos mestrandos já qualificou em junho e julho.
No ritmo em que estão, alguns alunos deverão defender seus trabalhos já em dezembro próximo.

Verinotio faz chamada


Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas é uma publicação de caráter científico-acadêmico, com concentração em particular na reflexão filosófica de rigor e detalhe crítico, bem como faz interlocução permanente com os demais conhecimentos da área de humanidades, artes e da cientificidade de ponta.

Está no ar a edição nº 13
ARTIGOS:
- Carl Schmitt: teologia política e o princípio do líder
Nicolas Tertulian
- A destruição da razão: 30 anos depois
Nicolas Tertulian
- Superação do capitalismo a partir da lógica humano-societária do trabalho?
Postone, Lukács e Chasin se encontram
Paulo Henrique Furtado de Araujo
- Mito y teología en la temprana filosofía de la historia de Walter Benjamin
María Castel
- Una ceremonia del adiós: Pensamiento vivido, de György Lukács
Silvia Nora Labado
- (Auto)Crítica do marxismo weberiano: de Lukács a Mészáros
Elcemir Paço-Cunha
- Lukács e a questão da técnica em Heidegger
Vitor Bartoletti Sartori
- György Lukács e a inflexão da ontologia
- Ser, objetividade e história no pensamento de Karl Marx
Ronaldo Vielmi Fortes
- Differentia specifica e determinação formal na obra marxiana da maturidade
Antônio José Lopes Alves
- A filosofia e a filosofia da educação no pensamento de Anísio Teixeira
Sabina Maura Silva
RESENHAS:
- Comuna de Paris – e do mundo
Por Vânia Noeli Ferreira de Assunção
- Recensione a Chasin
Por Giovanni Sgro

Convida-se aqueles que desejarem colaborar com a revista a enviarem artigos, resenhas, ensaios, traduções, resumo de teses e dissertações para apreciação e possível publicação.
As contribuições para o próximo número devem ser enviadas para verinotio@uol.com.br até 15 de agosto de 2012, e devem se adequar às normas de edição, e serão submetidas à apreciação da Comissão Editorial.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Novo número da Revista DRd Desenvolvimento Regional em debate


A revista DRd - Desenvolvimento Regional em debate (ISSN 2237-9029), do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da nossa co-irmã Universidade do Contestado (Curitibanos, Mafra, Canoinhas e Concórdia), acaba de publicar seu número 2, disponível em http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd.
O Editorial vem assinado pelos editores drs. Vadir Roque Dallabrida e Armindo José Longhi.
Os artigos desta edição, pela ordem de páginas, são:
- CAMINHOS DE TROPEIROS NOS SÉCULOS XVIII E XIX COMO FATORES PIONEIROS DE
DESBRAVAMENTO DO CONTESTADO (5-30), de Nilson Thomé.
- CAPITAL TRANSNACIONAL NA REGIÃO DO CONTESTADO: UM ESTUDO DE CASO DA
SOUTHEM BRAZIL LUMBER AND COLONIZATION COMPANY (31-43), de Soeli Regina Lima.
- Desenvolvimento: Um Conceito em Construção (44-61), de Elinaldo Leal Santos, Vitor Lélio Braga,   Reginaldo Souza Santos, Alexandra Lélio Braga.
- CONTRIBUTO PARA UM DEBATE CONCEITUAL DO ‘DESENVOLVIMENTO’ E
‘SUBDESENVOLVIMENTO’ (62-81), de Emily Lange.
- SISTEMA DE GOVERNANCE TERRITORIAL LOCAL: CASO DE ESTUDO DA CIDADE DA GUARDA
(PORTUGAL) (82-103), de Manuela Natário, Fátima Narciso, Teresa Paiva.
- DA VANTAGEM COMPARATIVA À VANTAGEM DIFERENCIADORA: ESTRATÉGIAS DE
ESPECIFICAÇÃO DE ATIVOS TERRITORIAIS COMO ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO
(104-133), de Valdir Roque Dallabrida.
- ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS DE BASE TERRITORIAL: O CASO SYMINGTON E A
PRODUÇÃO DE VINHO DO PORTO (134-155), de José Freitas Santos, José Cadima Ribeiro.
- FUTURO E TRADIÇÃO: UM NOVO PARADIGMA DE COMPETITIVIDADE PARA AS REGIÕES
RURAIS E MENOS DESENVOLVIDAS (156-188), de Anabela Dinis.
- EVOLUÇÃO E ESTÁGIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O CASO  DAS REGIÕES DO
PARANÁ (189-203), de Paulo Henrique DeCezaro Eberhardt, Jandir Ferrera de Lima.
- REGIÓN FRONTERIZA DE ARGENTINA Y BRASIL: ASIMETRÍAS Y POTENCIALIDADES
(204-231), de Alfredo César Dachary, Stella Maris Arnaiz.
- Resenha: ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO: UM TEMA POUCO DISCUTIDO NO BRASIL (232-237), por Sabrina Dhieniffer Sander e Giovane José Maiorki.

Mestrado em Educação da UNIPLAC presente no IX ANPED SUL


    Uma numerosa delegação representativa do Mestrado Acadêmico em Educação da UNIPLAC participou ativamente dos trabalhos do IX ANPED SUL 2012 – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, realizado pelo Forum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPED e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, de 29 de julho a 1º de agosto, com apoio da CAPES.
A profa. Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Coordenadora do PPGE da UNIPLAC, coordenou o GT “Política de Educação Superior”, que realizou sete sessões de comunicações, que teve a apresentação de 29 trabalhos e cinco palestras de alto nível.

Ainda antes do evento, os professores do PPGE da UNIPLAC atuaram como pareceristas ad hoc das propostas de comunicações, assim emitindo seus pareceres sobre os trabalhos para a coordenação geral. E no Seminário, nos diversos GTs, cinco trabalhos com relatórios de pesquisas foram apresentados por mestrandos da UNIPLAC, dois deles acompanhados pelos respectivos orientadores.


A delegação lageana, representada por 21 participantes, atuou de forma distribuída pelos diversos grupos de trabalho deste encontro que reuniu mais de dois mil professores do Sul do país, em torno do tema “A Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica”.