DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Projeto Internacional chega ao Brasil

A professora Ana Maria Netto Machado, docente do Mestrado em Educação da UNIPLAC participou de 07 a 11 de outubro, em Guérande (França) da “Jornada UiTC Guérande: Defendamos y administremos nuestros bienes comunes. Territorios, comunidades y recursos”.

A UiTC, Universidade Internacional Terra Cidadã, é um projeto internacional que está sendo construído por pessoas nos quatro continentes. Desde 2009 a professora Ana Maria participa dessa construção e a tem difundido no Brasil. Para isso, tem acompanhado as reuniões do Comitê Promotor da UiTC em várias oportunidades: no Chile (2009, 2011), no Vietnam (2011) e na França (2009, 2011, 2013). Na reunião deste ano, a professora passou a integrar, oficialmente, esse Comité junto a 11 pessoas de vários países (França, Equador, Espanha, China, Bolívia, Benin, Chile e agora, Brasil).

O Comitê Promotor da UiTC destina-se a expandir a proposta, criando programas de atividades voltadas para defesa do bem comum nas diversas frentes presentes mundialmente em tempos de globalização. Soberania alimentar pesca artesanal, agricultura familiar, defesa de povos originários e seus territórios são frentes de trabalho, conscientização e luta do projeto. “A ciência e a formação precisam fomentar a vida e não o lucro. Por isso a reunião de Guérande trabalhou pelo bem comum”, afirma a professora Ana Maria.

Em novembro de 2013 o Presidente da UiTC, Dr. Pascual Moreno, da Universidade Politécnica de Valência, estará em Lages como palestrante convidado pelo Mestrado em Ambiente e Saúde (UNIPLAC) para o II Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território. O Dr. Moreno permanece na Serra Catarinense por uma semana, durante a qual serão feitas oficinas-visitas para conhecer os problemas da região e soluções em andamento, onde estão se somando a força das organizações e movimentos sociais com instituições de formação e pesquisa para trabalhar conjuntamente. A professora Ana Maria informa ainda que, nesse contexto, um comitê local trabalhará para criação, na região, da I Cátedra Brasileira da UiTC. Deste trabalho participam diversos atores. No núcleo que lidera a proposta estão a Profa. Ana Maria (Mestrado Educação), Prof. Tássio Rech (Mestrado em Ambiente e Saúde/EPAGRI), Prof. Silmar Primieri e a Profa. Luciane Bittencourt Oliveira (IFSC/Urupema), entre outros colegas colaboradores. Durante o II Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território (6, 7 e 8 de novembro) os conferencistas convidados terão uma sessão dedicada à Cátedra UiTC, uma oportunidade para somar-se à construção internacional.

Para saber mais sobre a UiTC basta acessar: http://www.terre-citoyenne.org/es/las-iniciativas/guerande-2013.html

Publicado em 22/10/2013 por Assessoria de Comunicação Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário