DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Uniplac abre duas vagas para Doutores em Educação


Até dia 28 de março a Universidade do Planalto Catarinense recebe inscrições de doutores em educação ou na área de ciências humanas com pós-doutorado em educação, interessados em ingressar de imediato no PPGE da Uniplac.
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação acaba de tornar público o Edital 021/2013, de Seleção para Admissão Docente, para provimento de duas vagas no cargo de Professor,  em regime de 40 horas semanais, para atuar no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE).
O edital está publicado no site http://www.uniplac.net, no link de editais, contendo todas as instruções para os interessados realizarem suas inscrições, a documentação pedida, os cronogramas da seleção e outras informações.
O processo seletivo de escolha acontecerá no PPGE de 1 a 5 de abril.
As contratações já em abril apresentam-se como indispensáveis para o reforço da equipe de doutores do PPGE, atuante no mestrado Acadêmico em Educação, diante do empenho na solicitação à CAPES para a oferta futura do Doutorado em Educação e do Mestrado Profissional em Educação.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Dez defesas de dissertações agendadas para março


O mês de março marca o encerramento de um trabalho de formação acadêmica que, por dois anos, reuniu uma competente equipe de mestrandos, que compõem a Turma 2011 do Mestrado Acadêmico em Educação da UNIPLAC. Trata-se da segunda leva, de dez alunos do PPGE, que agora estará defendendo suas dissertações. A primeira leva, de 11 alunos, apresentou seus trabalhos ainda em dezembro p.p. Com isso, à exceção de uma baixa por desligamento, esta turma de mestrandos conclui a atividade dentro do prazo de 24 meses regulamentares previstos, o que constitui um modelo de sucesso perante a CAPES, avaliadora do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação da Universidade do Planalto Catarinense.
A primeira sessão do mês de março será no dia 18, segunda-feira, às 10 horas, quando a mestranda Paula Clarice Santos Grazziotin de Jesus defenderá seu trabalho intitulado “Escrever na educação superior: caminhos para autoria na graduação”. A banca será formada pela sua orientadora, Ana Maria Netto Machado e contará com a participação dos professores doutores Lucídio Bianchetti (UFSC), Obdália Santaa Ferraz Silva (UNEB), mais Carmen Lucia Fornari Diez (Titular do PPGE) e Nilson Thomé (Suplente do PPGE).
Na sexta-feira, dia 22 de março, às 14 horas, a mestranda Aline Dallazem defenderá sua dissertação que tem por título “Trajetórias e escolhas profissionais de egressos licenciados em música: panorama de inserção e atuação na educação básica”. A banca será presidida pela sua orientadora, Ana Maria Netto Machado, e contará com a participação de  Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo (UDESC), Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Titular do PPGE) e Carmen Lucia Fornari Diez (Suplente do PPGE).
No dia 26 de março, terça-feira, teremos três bancas de defesas de dissertações:
Às 9h30min será realizada a sessão de defesa do mestrando Arlindo Alberton, com sua dissertação versando sobre “As práticas do ensino de filosofia no ensino médio nas regiões de Curitibanos e Lages”. A banca, formada por professores doutores, será presidida pela sua orientadora Carmen Lucia Fornari Diez. O membro externo será Jorge Luiz Viesenteiner (PUC-PR) e, pelo PPGE da Uniplac, ali estarão Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Titular) e Geraldo Rosa (Suplente).
A segunda banca do dia será às 14 horas, quando a dissertação “A educação física na educação infantil das escolas públicas do Município de Curitibanos” será defendida pelo mestrando Julio Cesar Ribeiro. A sessão será presidida por sua orientadora, Carmen Lucia Fornari Diez. Do PPGE da Uniplac participarão Nilson Thomé (Titular) e Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Suplente). Como membros externos, atuarão Marynelma Camargo Garanhani (UFPR) e Marilane Wolff Paim (UFFS).
Também às 14 horas deste dia 26, reunir-se-á a banca presidida por Marina Patrício de Arruda (orientadora), integrada pelos membros externos Jonas Salomão Spricigo (UFSC) e Sonia Maria Martins de Melo (UDESC), e pelos representantes do PPGE Geraldo Augusto Locks (Titular) e Lucia Ceccato de Lima (Suplente), quando será realizada a defesa da dissertação da mestranda Andréia Valéria de Souza Miranda, sob o título “Educar para a saúde e compreensão humana: a vida cotidiana do cuidador familiar do portador de transtorno mental”.
Um total de cinco sessões acontecerá na quarta-feira, dia 27 de março.
Às 9 horas, o mestrando Kaio Henrique Coelho do Amarante apresentará seu trabalho que tem por título “Dimensão empreendedora: o desafio da formação de administradores”, à banca presidida por sua orientadora Marina Patrício de Arruda, e formada pelos também professores doutores Amarildo Luiz Trevisan (UFSM), e tendo como representantes internos Nilson Thomé (Titular) e Ana Maria Netto Machado (Suplente).
Às 10 horas, o trabalho “Políticas de avaliação do ensino superior: ações dos coordenadores dos cursos de graduação em Educação Física da Região Sul diante dos resultados do ENADE e de outros procedimentos avaliativos”, será defendido pela  mestranda Neila Borges Foscarini, perante a banca presidida por seu orientador Geraldo Antonio Rosa e integrada por  Lindomar Wessler Boneti (PUC-PR), Lino Castellani Filho (UNICAMP), e Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Titular) e Geraldo Augusto Loks (Suplente) representando o PPGE.
O mestrando Ernesto Franzoi comparecerá à sessão das 14 horas para defender seu trabalho “Trajetória da escola de educação básica Sólon Rosa” perante a banca presidida pela sua orientadora Carmen Lucia Fornari Diez, tendo por co-orientador Nilson Thomé, mais Amarildo Trevisan (UFSM), e representantes do PPGE Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Titular) e Lurdes Caron (Suplente).
Também às 14 horas, será a vez da mestranda Eliane Santana de Liz Souza defender sua dissertação, sob o título “Tendências educacionais em desenvolvimento profissional: o gestor SENAC (SC) e o desafio da gestão humanizada”. A banca será presidida pela orientadora Maria Patrício de Arruda, tendo como representantes do PPGE, Nilson Thomé (Titular) e Lucia Ceccato de Lima (Suplente), e os componentes externos Leandro Rogério Pereira (UFRGS) e Leda Lisia Francioni Portal (PUC-RS).
Por último, ainda a 27 de março, às 17 horas, a mestranda Zuleide Demétrio Minatti defenderá sua dissertação intitulada "Políticas de Formação do Professor Tutor para atuar na Educação a Distância nos cursos de Pedagogia: um olhar para Santa Catarina". A banca, presidida pelo seu orientador Nilson Thomé, será integrada por Leandro Rogério Pinheiro (da UFRGS) e Lindomar Wessler Boneti (da PUC-PR), tendo como membros internos Marina Patrício de Arruda (Titular) e Lucia Ceccato de Lima (Suplente), ambas do PPGE da Uniplac.

Aulas iniciam dia 11 de março


Na próxima segunda-feira, 11 de março, os 50 mestrandos do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação estarão em plena atividade na Uniplac, com o retorno às aulas da Turma 2012 e o início das aulas da Turma 2013.
A Turma 2012, formada por 25 alunos, retoma as atividades para cumprir a grade curricular do calendário do terceiro semestre, com a disciplina de Seminário de Pesquisa e Dissertação, da Linha de Pesquisa 1 e da Linha de Pesquisa 2, em 30 horas/aula, nas segundas-feiras. Nas terças-feiras os alunos terão Orientação das Dissertações, com os respectivos orientadores.
Já os 25 alunos da nova turma, a de 2013, estará iniciando as aulas do seu primeiro semestre letivo, com as três disciplinas programadas, de Processos Socioculturais e Educação, de Fontes do pensamento Educacional, e de Conhecimentos e Saberes, cada uma com 60 horas/aula, nas segundas e nas terças-feiras.
Desde o final de janeiro, e durante o mês de fevereiro, além das atividades internas, os professores do PPGE dedicam-se a finalizar as orientações dos alunos da Turma 2011, que concluirão a etapa de defesas de seus trabalhos no decorrer do mês de março.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Curso de Extensão

A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Educação (PPGE) da UNIPLAC está convidando todos os alunos aprovados para ingressarem no Mestrado Acadêmico em Educação - Turma 2013 - a participarem do curso de extensão "Iniciação às Práticas Cotidianas do Pesquisador", com as professoras doutoras Ana Maria Netto Machado e Carmem Lúcia Fornari Diez.
O curso será desenvolvido nos próximos dias 4 e 5 de março (segunda e terça-feira) nos horários das 08h às 12h e das 14h às 18h, perfazendo 16 horas-aula, no prédio do CCJ.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

I Jornada Latinoamericana de Historia, Trabajo, Movimientos Sociales y Educacion Popular


          A organização da I Jornada Latino americana de História, Trabalho, Movimentos Sociais e Educação Popular, comunica que já se encontram disponíveis as informações iniciais básicas deste evento científico, marcado para acontecer na cidade de Foz do Iguaçu (PR), dias 11, 12 e 13 de abril próximo. Os interessados podem acessar o site em: http://www.unioeste.br/eventos/jornada/.
          A organização é da Rede de Investigadores Latinoamericanos/PPU, integrada por equipes de pesquisa das seguintes Universidades: UNIOESTE (Brasil); UNESP (Brasil); UDELAR (Uruguai); UNY (México); UNP (Colômbia); Programa Interdisciplinar de Docência, Investigacão e Articulacão Social; e Movimentos Sociais y Educacão Popular (FFyL-UBA/Argentina)
          O objetivo desta Conferência é analisar o campo das ciências sociais, os problemas e debates epistemológicos sobre educação e trabalho a partir de uma abordagem multidisciplinar. Serão debatidas diferentes perspectivas teóricas sobre a questão, com base em noções como a história e a função social da educação, suas manifestações no mundo do trabalho e sua dimensão cultural e educativa. Assim, será tomado como referência experiências de educação popular realizados em movimentos sociais na América Latina.
          Nos últimos anos, aprofundou-se os estudos da educação e pesquisa no campo da história; a incorporação dessa temática está incorporada tanto na condução de atividades e de universidades latino-americanos, no âmbito da formação de docente, bem como em espaços que desenvolvem processos de articulação nos bairros, juntamente com as organizações regionais e movimentos sociais. A proposta apresentada nesta conferência dará uma atenção especial para as diferentes fases da história da educação e as produções teóricas da América Latina que influenciaram os debates sobre educação popular.
          Outras unidades temáticas sugeridas com base na análise das relações existentes entre a educação formal, movimentos sociais e educação popular, especialmente nas experiências representadas pelas escolas e outras espaços educativos desenvolvidos pelas organizações sociais da América Latina. A partir da proposta de analisar as experiências de e com organizações sociais se debaterá sobre a teoria e a prática da pesquisa participante e co-pesquisa, enfatizando o papel do pesquisador no processo de produção de conhecimento e transformação social.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Abertas as inscrições para Alunos Especiais em 2013


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Acadêmico em Educação abriu vagas para alunos especiais, através de processo seletivo, para as disciplinas: Conhecimentos e Saberes (5 vagas); Fontes e Tendências do Pensamento Educacional (5 vagas); e, Processos Socioculturais e Educação (5 vagas). Cada disciplina contará com 60 horas/aula.
Os interessados devem candidatar-se efetuando a inscrição até o dia 28 de fevereiro de 2013, com o preenchimento de formulário eletrônico na página da UNIPLAC (www.uniplac.net/sge) e pagamento da taxa de R$50,00, com boleto gerado pelo sistema, além da complementação com a apresentação de documentos.
O investimento para cursar as disciplinas é de R$ 3.707,76 ou em três parcelas de R$ 1.235,92 cada.
A seleção será realizada através da análise da documentação e entrevista. Os candidatos selecionados cursarão uma única disciplina no semestre 2013/01, com matrícula a ser realizada no dia 08 de março de 2013.
Informações sobre funcionamento das disciplinas, professores e documentação, estão no Edital 175/2012, no site da Uniplac.
Mais informações pelo telefone (49) 3251.1000

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Uma Nuvem de Livros


A Nuvem de Livros é um projeto original, que focaliza um verdadeiro buraco negro na cultura brasileira: a ausência de um número sequer razoável de bibliotecas Escolares em todo o país. O Brasil tem hoje cerca de 200 mil Escolas de Educação Básica. Desse total, 130 mil Escolas não têm bibliotecas dignas desse nome, ou seja, 65%. Pode-se inferir que aproximadamente 15 milhões de Alunos não utilizam biblioteca, embora a Constituição de 2008 preveja que até 2020 todas as Escolas, públicas e particulares, deverão ter pelo menos uma biblioteca. E cada uma delas deverá ter, no mínimo, um livro por Aluno matriculado.
O projeto "Nuvem de livros", elaborado pela Gol Mobile, parte do princípio de que há quase 250 milhões de linhas de celular em operação no Brasil e que estamos em 3º lugar no ranking mundial do mercado de computadores, com 58 milhões de conexões banda larga. É a grande chance de criar uma biblioteca on-line, para ser acessada de dispositivos conectados à internet.
Os conteúdos das obras selecionadas por peritos de primeira ordem podem ser alcançados por milhares de usuários simultaneamente, despertando um interesse inusitado pela riqueza do que se contém nos livros existentes. Segundo o publicitário Roberto Bahiense de Castro, diretor de relações institucionais do Grupo Gol, estamos próximos de alcançar a desejada democracia do conhecimento, igualando, nesse potencial, Escolas públicas e particulares.
A variedade de ofertas é quase infinita, abrangendo dicionários, vocabulários, livros didáticos de todas as matérias da grade curricular, romances, ensaios, livros de poesia etc. A "nuvem" estima ainda a existência de reforço Escolar, visitas guiadas, salas temáticas, salas do Professor e livrarias propriamente ditas, onde o usuário encontrará obras inimagináveis. Se o Aluno estiver interessado em trigonometria, por exemplo, encontrará todas as lições de reforço, para sanar as suas dúvidas. O mesmo, é claro, com as outras matérias da Educação Básica.
Dará ao Professor a oportunidade de oferecer visitas guiadas aos nossos grandes museus ou chegar até a Biblioteca Nacional, sem sair de casa ou da sua sala de aula. Pela "nuvem" o Professor consulta os relatórios de acompanhamento das suas turmas e toma conhecimento, para transmitir aos Alunos, das recomendações de leitura, numa incrível variedade.
A riqueza desse instrumental vai além e chega aos cursos de idiomas e oferece ainda a sonhada formação continuada de Professores, com bibliografia específica e o incentivo ao emprego de novas tecnologias na Escola. Nada mais moderno. É claro que o público-alvo não se esgota no Ensino médio, alcançando também as Universidades, com as suas bibliotecas temáticas (Arquitetura, Administração, Direito, Medicina, Educação etc). Muitas editoras (cerca de 80) já se associaram ao empreendimento, garantindo a qualidade de tudo o que se está oferecendo. Estamos certos de que muito se ouvirá falar da "nuvem de livros", que ora surge como inovação.

Crônica: Indisciplina: problema de quem?


A indisciplina nas escolas brasileiras é um fato. Alastrando-se em diferentes instituições e segmentos do ensino, a falta de limites, o desrespeito e as ocorrências de violência e vandalismo são queixas que se multiplicam entre pais, professores e gestores. Mas, afinal, de quem é o problema e como lidar com ele?
Quando a indisciplina é encarada como um monólito, ou seja, como um bloco de ocorrências uniforme e incompreensível, resta apenas o perverso jogo de culpabilização: as escolas criticam os pais "que não educam os filhos"; os professores incriminam os alunos "carentes e desequilibrados" e as famílias culpam o "ensino de baixa qualidade". Muitos apontam para a "a crise de valores, um mal do nosso tempo".
Nesses casos, pouco pode ser feito, exceto defender-se das acusações, conformar-se com o "inevitável" e remediar a situação em âmbitos específicos: o professor tenta controlar a classe, o aluno suporta o bullying dos colegas, os pais repreendem o filho rebelde. Cada um lidando solitariamente com a situação, como se o problema fosse pessoal. Pior que isso, nem sempre sabem o que fazer.
Se, por outro lado, a indisciplina fosse compreendida na sua complexidade, entendendo-se, em cada caso, a conjugação de fatores sociais, institucionais, pedagógicos, afetivos e relacionais, o desafio poderia ser enfrentado na parceria responsável entre famílias, escolas e poder público. Um enfrentamento capaz de lidar com a gênese do problema (e não só com seus efeitos), articulando o projeto educativo à formação ética dos alunos.
Assim, a disciplina deixaria de ser um requisito para a eficiência escolar, passando à meta do projeto pedagógico, tão legítima quanto ensinar conteúdos.
Enfrentar a indisciplina requer medidas conjugadas em diferentes planos de intervenção. Na esfera sociopolítica, cabe o investimento na valorização da vida, do trabalho, da educação e da escola.
No que tange a cultura, importa promover a democratização dos bens culturais, fomentando iniciativas de lazer, esporte e inserção social da juventude. No âmbito escolar, é preciso não só cuidar da formação dos professores, como também fortalecer o projeto pedagógico a partir de sólidas diretrizes para a formação humana.
A cooperação entre pais e educadores é, igualmente, indispensável para a reconfiguração da vida estudantil, pois a negociação de metas e linhas de conduta favorece a educação em valores e a conquista da postura crítica entre os alunos. Sob essa ótica, talvez, a questão possa ser respondida de modo mais efetivo: a indisciplina na escola é um problema de todos nós.


Silvia Gasparian Colello
Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento